
Applied Corporate Finance
Código
2232
Unidade Orgânica
null
Departamento
null
Créditos
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Professor responsável
Paulo Soares de Pinho
Língua de ensino
Objectivos
Este curso destina-se a associar a teoria de finanças corporativas com a política financeira das empresas do mundo real e as decisões de gestão financeira. Este assume que os alunos fizeram um curso introdutório anterior, em teoria, as finanças corporativas visam tornar extensiva a aplicação de tal fundo teórico, quer por seu alargamento a novos conceitos e aplicações ou para aplicá-lo diretamente em uma variedade de situações práticas. Lá, será também necessário os alunos entenderem o papel desempenhado pelas finanças corporativas no contexto mais amplo da gestão empresarial, estratégia corporativa e todo o processo de criação de valor da empresa. Temos também como objetivos dar aos alunos uma melhor compreensão dos mercados e instituições financeiras e seu papel nas decisões financeiras das empresas e da política. Os alunos devem entender as limitações práticas da teoria financeira e do papel desempenhado pela informação e suas assimetrias, os custos de agência e outras imperfeições do mercado sobre o valor da empresa e tomada de decisões.
Pré-requisitos
Conteúdo
Bibliografia
Método de ensino
Este curso utiliza uma combinação de palestras e discussões formais de estudos de casos, com ênfase na última. Todos os alunos inscritos irão formar grupos de 5 membros. Todos os grupos são obrigados a apresentar seis relatos de casos escritos, três em cada semestre (metade). A Graders formará grupos para casos, de forma a garantir um número suficiente de relatórios escritos para cada caso.
Os alunos devem estar dispostos a partilhar a sua análise em apresentações de classe e participar ativamente em todas as discussões em classe, independentemente de ter sido atribuído (ou não) um caso particular para o relatório escrito. Todos os estudos de caso identificados no programa serão usados para atribuição (embora cada grupo esteja limitado a seis relatórios escritos) e será discutido em classe.
Todos os alunos serão assumidos após ter lido e analisado todos os estudos de caso e de estarem prontos para apresentar publicamente as suas conclusões e responder a todas as perguntas feitas pelo instrutor, sobre eles. Muitas vezes, os casos serão utilizados como base para o papel que joga pelos diferentes grupos de alunos de reais eventos simulados. Mais do que um grupo pode estar envolvido em apresentações de classe. Quando os casos forem atribuídos aos grupos, um dos grupos que prepararam os relatórios escritos serão convidados a apresentar à classe as suas próprias recomendações. As apresentações de casos orais têm um limite de tempo de 30 minutos. Uma vez que a apresentação inicial é longa, outros alunos serão convidados a comentar sobre a apresentação anterior (limite de tempo de 15 minutos). Tais comentários devem enfatizar as conclusões de cada grupo e argumentos invocados. A discussão é aberta a todos os alunos da turma. Em seguida, o instrutor irá destacar as principais conclusões e as principais vantagens da aprendizagem adquirida com a análise do caso e discussão.
Os relatórios escritos deverão ter a qualidade das apresentações por consultores ou banqueiros de investimento para o Conselho de Administração da Companhia. Estes relatórios deverão abordar especificamente as questões levantadas pelo instrutor através de um conjunto de perguntas postadas anteriormente. Todos os relatórios devem começar com uma primeira página de "sumário executivo" que identifica as principais questões e resume as recomendações fundamentais. Em seguida, o relatório deve abordar as questões levantadas pelo instrutor. Há um "formato livre", em vez dos relatórios, e deve ser dada ênfase na originalidade da análise apresentada e a qualidade profissional geral da apresentação. Mera repetição de informações sobre o caso é fortemente penalizada. Foco sobre as principais questões é a preferida contra longas apresentações de fatos inúteis de dados. Este último também será severamente penalizado.
Método de avaliação
-Grupo- (5 pessoas) relatórios escritos sobre os estudos de casos: 40%
-A participação individual nas discussões em aula e apresentações: 35%
-Exame Final: 25%
-O valor mínimo exigido na nota do exame: 9,5 (/20)