
Global Business Challenges
Código
2365
Unidade Orgânica
null
Departamento
null
Créditos
7
Professor responsável
José Manuel Albuquerque Tavares e Francisco Farto e Abreu
Língua de ensino
Inglês
Objectivos
Este curso (Desafios Globais de Negócios) tem por objetivos caraterizar as ameaças e oportunidades enfrentadas pelas empresas em relação ao seu meio ambiente não-mercadológico, ou seja, a evolução da tecnologia, da renda, dos estilos de vida, dos mercados internacionais, das economias emergentes, das políticas do governo, e do comportamento dos diferentes stakeholders da empresa, incluindo os mídia, os ativistas sociais e as partes interessadas internas. Estes diferentes elementos partem do facto de que eles são em grande parte a nível externo da empresa e para além do seu controlo, e do seu impacto sobre o desempenho da empresa, não é facilmente mediada pelos mercados explícitos, ou seja, através de preços ou contratos.
O curso irá contrastar, e estabelecer analogias entre o comportamento das empresas comerciais e do ambiente não-mercadológico, incluindo o comportamento dos atores políticos privados e governos. O ensino contará como ferramenta analítica da gestão e ciência económica, estudos de caso e textos de vídeo, bem como o uso de ilustrações de cinema, a literatura e as formas de expressão artística. Haverá apresentações de profissionais das áreas de relevância para o curso, com o objetivo de consciência dos alunos se motivarem e aumentarem a relevância do ambiente nonmarket das empresas.
Pré-requisitos
Conteúdo
Bibliografia
Método de ensino
Método de avaliação