
Strategy I
Código
2422
Professor responsável
Sofia Franco
Língua de ensino
Objectivos
Este é o primeiro semestre do curso de Estratégia. Esta parte é projetada para fornecer um conhecimento do trabalho e das ferramentas analíticas que carregam mais diretamente sobre as decisões estratégicas que as empresas devem fazer. Os tipos de decisões que serão de interesse para se incluírem são: os preços e a saída; a publicidade; investimentos em novas capacidades de produção; a introdução de novos produtos, marcas e variações de qualidade; investimentos em R&D; e o uso de patentes. Durante o curso, a nossa ênfase será sobre a estrutura da indústria, o seu relacionamento com a forma como as empresas interagem estrategicamente, e suas implicações para o poder de mercado.
A análise da estrutura da indústria, as interações estratégicas entre vendedores rivais, e estratégias para entrar em um indústria, ou para dissuadir a entrada ou controlar o seu impacto, serão cobertos por uma mistura de teorias e caso materiais.
Pré-requisitos
Não há quaisquer tipos de requisitos, contudo, as palestras assumem que é mais usual, com cálculos básicos e microeconómicos, que se pode trabalhar e interpretar gráficos (lineares) de funções, e no final, um não deve ser o oposto da mente crítica e de análises gráficas no geral.
Conteúdo
Bibliografia
Método de ensino
Método de avaliação
A classificação será baseada em quatro aspetos diferentes:
-Primeiro conjunto de problemas: 25% da nota
-Segundo conjunto de problemas: 25% da nota
-Exame final obrigatório: 50% da nota