
Introdução à Macroeconomia
Código
1101
Unidade Orgânica
null
Departamento
null
Créditos
7,5
Professor responsável
Ana Balcão Reis
Língua de ensino
Português, Inglês
Objectivos
O objectivo desta cadeira é o estudo das variáveis macroeconómicas fundamentais e uma primeira abordagem à modelização da economia no curto e no longo prazo. No final do semestre os alunos devem saber definir e explicar o comportamento das principais variáveis macroeconómicas e compreendam os principais efeitos da política macroeconómica, no curto e no longo prazo. Pretende-se também que os alunos conheçam os dados fundamentais da Economia Portuguesa.
Pré-requisitos
Conteúdo
1.Introdução: Os principais problemas estudados na Macroeconomia; Alguns dados sobre a economia portuguesa.
2.Medição da Atividade Económica. Fluxo circular do rendimento; Contabilidade Nacional; Identidade Fundamental da Macroeconomia; Variáveis reais e variáveis nominais; Índices de preços.
3.O curto e o longo prazo; Crescimento e ciclos económicos; O produto potencial. Um modelo simples de crescimento: o modelo de Solow.
4.Modelo simples de determinação do produto com preços fixos; O consumo; O investimento; A balança comercial; O multiplicador keynesiano.
5.Política Orçamental; Alterações nos impostos e nas despesas públicas; Restrição Orçamental do Estado; Défice e Dívida Pública; Efeitos da política orçamental no modelo keynesiano simples.
6. Moeda; Funções da moeda; As instituições monetárias; A oferta de moeda; Determinantes da procura de moeda; O equilíbrio no mercado monetário; Efeitos da política monetária.
7. O Produto e o Nível de Preços no Curto Prazo e no Longo Prazo; Procura e Oferta Agregadas; Política monetária e orçamental no curto e no longo prazo. Crítica de Lucas.
8. Inflação e Desemprego; Definições e medidas; Choques da procura e da oferta; Determinantes do Desemprego; A inflação como um fenómeno monetário; Curva de Phillips.
Bibliografia
O livro de texto é ?Economics? de Lipsey & Chrystal, 12ª edição, Oxford, 2011. Esta referência é de leitura obrigatória. Os capítulos relevantes são indicados para cada tópico com a referência (L&C).
Para os alunos que já tenham o livro ?Economics? de Krugman & Wells, 2ª ed, Worth 2009, este poderá ser uma leitura alternativa ? capítulos indicados com a referência (K&W).
Referências adicionais para pontos específicos podem ser indicadas na página Moodle da cadeira.
Método de ensino
A página da cadeira na plataforma do Moodle deve ser consultada pelos alunos antes de cada aula. Aí serão colocados os slides das aulas teóricas, enunciados de trabalhos práticos, cadernos de exercícios e referências de leituras adicionais que possam ser relevantes para tópicos específicos da matéria. Os alunos são responsáveis por verificar os anúncios colocados na página.
Método de avaliação
-2 Testes intermédios: só será tida em conta no cálculo da nota final a nota do teste com melhor classificação, a ponderação é de 25%.
-Trabalhos práticos obrigatórios, descritos abaixo. A ponderação do conjunto de trabalhos é de 10% e a aprovação na cadeira requer uma nota mínima nestes trabalhos de 9 valores. Exame final, com ponderação de 65% consoante o caso, e com nota mínima de 8,5 valores. A avaliação dos alunos a fazerem melhoria da nota obedece às mesmas regras.