Nova School of Business and Economics

Seminário de Economia Europeia

Código

1104

Unidade Orgânica

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Departamento

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Créditos

7,5

Professor responsável

João Salgueiro

Língua de ensino

Inglês

Objectivos

O Seminário de Economia Europeia é um curso aplicado, procurando fazer a ligação entre conceitos e modelos básicos/intermédios de teoria económica e a análise da realidade da economia portuguesa e europeia.

Pré-requisitos

-Microeconomia
-Macroeconomia

Conteúdo

A primeira parte do curso revê de forma breve o enquadramento internacional da economia portuguesa e europeia. A segunda parte do curso analisa os desenvolvimentos estruturais e ajustamentos conjunturais da economia portuguesa desde meados dos anos setenta. A terceira parte do curso analisa a racionalidade das diferentes políticas europeias e o seu impacto sobre a economia portuguesa. A quarta parte do curso coloca ênfase nos desafios que a globalização coloca a Portugal e à Europa.

Bibliografia

Baldwin, R. and C. Wyplosz, The Economics of European Integration, McGraw Hill. A Economia Portuguesa no Contexto da Integração Económica, Monetária e Financeira, 2009, Departamento de Estudos Económicos do Banco de Portugal. Silva Lopes, A Economia Portuguesa Desde 1960, Gradiva.

Método de ensino

As aulas são expositivas, sendo promovido o debate com os estudantes. Em diversas ocasiões ao longo do semestre as aulas são ministradas por convidados, com experiência específica nas matérias em estudo. A existência de convidados nas aulas teóricas, a elaboração de um trabalho de grupo sobre um tema aplicado e a inerente realização de entrevistas, procuram estimular a autonomia dos estudantes para a análise económica aplicada. A elaboração de um exercício de análise de conjuntura baseado em dados estatísticos recentes reforça também este objetivo.

Método de avaliação

A avaliação é composta por três blocos: i) Avaliação prática (20%), ii) Trabalho de grupo (30%) e iii) Exame final (50%).

A avaliação prática consiste em três pequenos testes de escolha múltipla para resposta na aula e num exercício de análise da conjuntura com base em informação estatística fornecida. Os trabalhos de grupo consistem na resposta quantificada a uma questão colocada pela equipa docente, discutindo-se também as lições de política. Os estudantes devem complementar a investigação individual com entrevistas a técnicos/investigadores com experiência na matéria em estudo. O trabalho de grupo é elaborado em duas etapas e os estudantes recebem orientações da equipa docente durante o processo. Os grupos de trabalho devem incluir quatro estudantes (mínimo de três e máximo de cinco). O exame final abrange todos os tópicos cobertos nas aulas.

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