
Microeconomia Avançada
Código
1111
Unidade Orgânica
null
Departamento
null
Créditos
7,5
Professor responsável
Paulo Côrte-Real
Língua de ensino
Inglês
Objectivos
O objetivo principal da disciplina é disponibilizar ferramentas mais avançadas para a análise microeconómica, incluindo a análise em contexto de equilíbrio geral e implicações em termos de bem-estar, a identificação de falhas de mercado e possíveis políticas corretivas, a modelação de interação estratégica e de escolha em contexto de incerteza e a aplicação destes instrumentos em situações de informação assimétrica.
Pré-requisitos
Pré-requisitos:
- Introdução à Microeconomia
- Microeconomia (recomendado)
Conteúdo
1-Equilíbrio Geral e Bem-Estar
1.1-Equilíbrio Geral
1.2-Bem-estar
2-Externalidades e Bens Públicos
2.1-Externalidades
2.2-Bens Públicos
3-Teoria dos Jogos
3.1-Jogos Estáticos com Informação Completa
3.2-Jogos Dinâmicos com Informação Completa
3.3-Jogos Estáticos com Informação Incompleta
3.4-Jogos Dinâmicos com Informação Incompleta
4-Incerteza
4.1-Consumo contingente
4.2-Utilidade esperada
4.3-Risco e Atitude perante o Risco
5-Informação Assimétrica
5.1-Risco Moral
5.2-Desenho de Mecanismos e Leilões
5.3-Seleção Adversa: sinalização
Bibliografia
Prajit K. Dutta, Strategies and Games - Theory and Practice, 1999, MIT Press Hal Varian, Intermediate Microeconomics: a Modern Approach, Norton, New York, 9th edition, 2014
Método de ensino
Em cada semana haverá duas aulas teóricas ( de 1.5 horas cada) e uma aula prática (também de 1.5 horas). Espera-se que alunas/os participem nas aulas teóricas, compreendendo conceitos, modelos e hipóteses subjacentes, e nas aulas práticas, participando ativamente na resolução de problemas e aplicações a situações reais.
Método de avaliação
A nota final em época normal (incluindo melhoria) será baseada em:
A Exame Final
B Teste Intermédio (obrigatório)
A nota final será 0.7A + 0.3B se A ≥ 8.0; A se A <8.0
A nota final na Época de Recurso é baseada exclusivamente no exame.