Nova School of Business and Economics

Introdução à Empresa

Código

1200

Unidade Orgânica

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Departamento

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Créditos

7,5

Professor responsável

José Mata e António Nogueira Leite

Língua de ensino

Português e Inglês

Objectivos

Esta cadeira destina-se a alunos das licenciaturas e faz uma introdução às diversas áreas funcionais da empresa, enfatizando, nomeadamente, a forma como a Economia pode ser usada para a decisão na empresa.

Pré-requisitos

Conteúdo

1-A empresa e a criação de valor
1.1-A empresa e o seu contexto: evolução histórica [BDSS, parte 1, cap. 1]
1.2-Accionistas, gestores e trabalhadores: papéis e incentivos [BDSS, parte 4, cap. 12] [JM, cap 9]
1.3-A maximização do valor. Custos e Proveitos. [BDSS, Introdução]
2-Custos, Proveitos e Resultados?conceitos económicos
2.1-Custos: funções custo, custos fixos e variáveis, custos médios e marginais, curto e longo prazos. Custos económicos e custos contabilísticos [BDSS, págs 10-24] [JM, cap.6]
2.2-Procura e proveitos, elasticidade preço da procura. Receitas totais e receitas marginais. [BDSS, págs 24-25] [JM, caps. 3,4 e 5]
2.3-Teoria da empresa: determinação de nível de output e preço. [BDSS, págs 26-28]
2.4-Concorrência perfeita. . [BDSS, págs 28-30]
2.5-Conceitos introdutórios de Teoria dos Jogos: equilíbrio de Nash e subgame perfection. . [BDSS, págs 31 e sgts]
3-Análise estratégica-parte I
3.1-Estrutura de mercado e pressão competitiva . [BDSS, parte 2, cap 8]
3.2-Barreiras à entrada [BDSS, parte 2, cap 8]
3.3-Relações verticais: fornecedores e clientes [BDSS, parte 2, cap 8]
3.4-Segmentação de mercados [BDSS, parte 2, cap 8]
3.5-Posicionamento estratégico: liderança de custos, diferenciação e nicho. [BDSS, parte 2, cap 9]
4-Análise estratégica-parte II
4.1-Recursos e competências [BDSS, parte 2, cap 11]
4.2-Recursos únicos e sustentabilidade das vantagens competitivas [BDSS, parte 2, cap 11]
4.3-Tecnologia, inovação e posicionamento concorrencial [BDSS, parte 2, cap 11]
4.4-Introdução ao processo de planeamento estratégico [notas de aula]
4.5-Gestão de Recursos Humanos e papel do gestor na organização [notas de aula e Mata, cap 9]
5-Marketing
5.1-Políticas de preços [JM caps 10-12]
5.2-Publicidade [JM caps 10-12]
6-Governo das sociedades
6.1-Fundamentos da governação empresarial [JPE et al cap 1]
6.2-Actores e instituições da governação empresarial [JPE et al cap 2]
6.3-Mecanismos de governação empresarial [JPE et al cap 3]
7-Finanças:
7.1-Noções básicas de cálculo financeiro: juro, capitalização e desconto; preços correntes e constantes; medidas de desempenho de um investimento [notas de aula]
7.2-Conta de exploração e rendibilidade [GM et al, cap 3]
7.3-Balanço e equilíbrio financeiro da empresa [GM et al, cap 3]

Bibliografia

[BDS] Besanko, D.; D. Dranove e M. Shanley, Economics of Strategy, Wiley, 5ª edição, 2010 [GM et al] Gomes Mota, António, C Barroso, H Soares e L Laureano, Introdução às Finanças, Edições Sílabo, 2013 [JPE et al] Esperança. J.P., A Sousa, E. Soares, I. Pereira, Corporate Governance no espaço lusófono, Texto Editora, gestão, 2011. [JM] José Mata, Economia da Empresa, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 7ª edição, 2011.

Método de ensino

A disciplina é ministrada com um mix de metodologias e procedimentos pedagógicos, a saber:
1.Exposições participadas
2.Análise de Casos e Situações de Gestão
3.Simulações de técnicas e procedimentos de Gestão
4.Auto-diagnósticos de características e potencialidades pessoais (gestor e empreendedor)
5.Apresentações orais seguidas de discussão.

Método de avaliação

A avaliação será baseada num exame final (50%) e numa componente realizada ao longo do semestre (50%). Esta componente resulta da elaboração de 4 trabalhos escritos (25%), de apresentações orais de dois desses trabalhos (20%), e de participação individual dos alunos (5%).

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