Nova School of Business and Economics

Contabilidade de Gestão

Código

1202

Unidade Orgânica

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Departamento

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Créditos

7,5

Professor responsável

Maria João Major, Rui Augusto, Alexandra Filipa Cardoso e Miguel Igreja

Língua de ensino

Inglês

Objectivos

Esta disciplina tem como objetivo dotar os alunos com conhecimentos sobre a informação que as empresas devem produzir com vista à valorização dos seus stocks, apoio a processos de decisão dos gestores e, ainda, ao planeamento, controlo e avaliação de desempenho das suas atividades. Especial atenção é dada ao desenho, uso e papel da informação contabilística na gestão das atividades organizacionais.

Pré-requisitos

Precedências obrigatórias:
- 1201. Contabilidade Financeira

Conteúdo

1.Introdução à Contabilidade de Gestão
a.Âmbito e objetivos da Contabilidade de Gestão
b.Termos, conceitos e classificações de custos
c.Conceitos de custos em empresas industriais: o custo industrial da produção acabada e o custo industrial dos produtos vendidos
d.A demonstração de resultados por funções
2.Valorização dos Stocks e Apuramento dos Resultados
a.Imputação dos custos:
i.Métodos de base única e de base múltipla
ii.Sistemas de apuramento de custos tradicionais
iii.Sistemas baseados nas atividades (ABC)
b.Apuramento dos custos por ordem de produção e por processo
3.Informação para Apoio à Decisão
a.Sistemas de custeio alternativos
i.Descrição
ii.Vantagens e desvantagens
b.Custo-volume- resultados
i.Objetivos
ii.Ponto critico
iii.Margem de segurança
iv.Product-mix
c.Custos e proveitos relevantes
i.Objetivos
ii.Exemplos
4.Informação para o Planeamento e Controlo
a.Orçamentação
i.O processo de planeamento
ii.Objetivos e importância do planeamento
b.Custos standard e análise de desvios
i.Objetivos
ii.Cálculo de desvios
iii.Identificação das causas dos desvios e adoção de medidas corretivas

Bibliografia

?Drury, C. (2015) Management and Cost Accounting, 9th Edition, South-Western / Cengage Learning (ISBN 978-1-4808-9393-1);
?Bhimani, A., Horngren, C.T., Datar, S.M. and Rajan, M. (2015) Management and Cost Accounting, 6th Edition, Pearson (ISBN 978-129-206-346-1);
?Garrison, R., Noreen, E. and Brewer, P. (2014) Managerial Accounting, 15th Edition, McGraw-Hill (ISBN 007-8-0256-3x).

Método de ensino

A avaliação dos alunos baseia-se nos seguintes elementos:
?Dois testes intermédios, cada um representando 20% da nota final da disciplina:
o1º teste intermédio ? 20 de abril/2016 (data a confirmar) cobrindo os tópicos 1 a 3 do programa;
o2º teste intermédio - 18 de maio/2016 (data a confirmar) cobrindo os tópicos 3 a 4 do programa.
?Exame final cobrindo os 4 tópicos do programa (e representando 60% da nota final da disciplina).

Para obterem aprovação os alunos necessitam de ter no exame final uma nota mínima de 8,5 valores numa escala de 0 a 20 valores (não existe nota mínima nos testes intermédios). Os alunos terão que obter 10 valores como nota final da disciplina para obterem aprovação. Adicionalmente, há para os alunos que tenham reprovado na avaliação continua ou que pretendam melhorar a nota, um exame de 2ª época. Este exame cobre toda a matéria e representa 100% da nota. Os alunos terão que obter, pelo menos, 10 valores no exame para obterem aprovação à disciplina.

Método de avaliação

Os alunos têm de fazer um teste intermédio, a meio do semestre (30%) e um exame final (70%), que abrange todo o conteúdo da unidade curricular. Para obter a aprovação, o aluno deve obter pelo menos 8,5 valores em 20, no exame final, e, pelo menos, 9,5 valores em 20 como a nota final do curso.

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