Nova School of Business and Economics

Marketing

Código

1204

Unidade Orgânica

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Departamento

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Créditos

7,5

Professor responsável

Carmen Lages

Língua de ensino

Inglês

Objectivos

O curso de marketing está focado em ajudar a se tornar um profissional de marketing estratégico, de modo a poder criar, obter apoio e executar planos de marketing que permitam construir negócios sustentáveis.

Até o final do semestre, deverá ser capaz de:
? compreender os conceitos-chave de marketing e quadros
? usá-los para diagnosticar e resolver problemas reais de marketing
? compreender como desenvolver e implementar um plano de marketing

Para atingir estes três objetivos principais, a sua aprendizagem será baseada em teorias derivadas de estudos científicos e ilustrada com exemplos de boas práticas, bem como na aplicação de conhecimentos teóricos para uma situação real, através de um projeto final do grupo de trabalho - um plano de marketing desenvolvido para uma empresa real.

Pré-requisitos

Precedências obrigatórias:
- 1200. Introdução à Empresa

Conteúdo

-Principais conceitos de marketing
-O Plano de Marketing
-Análise da Situação
-Externa: Envolvente Micro e Macro
-Interna: A empresa
-Estratégia
-Segmentação
-Targeting
-Posicionamento
-Marketing Mix para Produtos
-Produto, Preço, Distribuição e Promoção
-Marketing Mix adicional para de Marketing para Serviços
-Pessoas, Processos e Evidência Física
-Implementação e controlo

Bibliografia

REFERÊNCIA BASE:
Kotler, P. & Keller, K. L. (2012), Marketing Management (14th Edition), Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall.

PARA O PLANO DE MARKETING:
Wood, M. B. (2012), The Marketing Plan Handbook (5th Edition), Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall.

PARA ESTUDOS DE MERCADO:
Malhotra, N. K. (2012) Basic Marketing Research (4th Edition). Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall.

Método de ensino

O curso contará com aulas teóricas [asseguradas pelo professor] e aulas práticas [asseguradas pelos assistentes]. Algumas sessões contarão com a presença de oradores convidados do mundo empresarial, que irão apresentar tópicos relacionados com marketing e discutir questões práticas com os alunos.

Assim, as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem serão usadas:
Expositiva - Apresentação dos referenciais teóricos.
Participativa - Ilustração, análise e resolução de exercícios de aplicação.
Ativa - Realização de trabalhos individuais e de grupo [Plano de Marketing].
Auto-estudo - Relacionado com o trabalho autónomo dos alunos, que irá ajudá-los a integrar e consolidar os seus conhecimentos.
Todas estas metodologias de ensino permitirão aos alunos atingir os objetivos de aprendizagem pretendidos.

Método de avaliação

Exame Final ? 40% (nota mínima 8,5 valores)
Projeto Final em grupo ? Plano de Marketing ? 50%:
- Apresentação intermédia- 10%;
- Apresentação final- 20%;
- Relatório final- 20%
Participação e contribuição para as aulas práticas ? 10%

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