Nova School of Business and Economics

Gestão Internacional

Código

1211

Unidade Orgânica

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Departamento

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Créditos

7,5

Professor responsável

Milton de Sousa

Língua de ensino

Inglês

Objectivos

Este módulo tem como objetivo equipar os alunos com competências e conhecimento para gerir organizações num contexto internacional, integrando múltiplas disciplinas do BSc. É dado um enfoque especial à gestão intercultural e às dimensões internacionais do comportamento organizacional.

Pré-requisitos

Precedências obrigatórias:
- 1200. Introdução à Empresa

Conteúdo

Influências sócio-culturais no negócio e gestão, uma introdução
A empresa internacional: estruturas e estratégias
O impacto da globalização na gestão
Perceber as dimensões culturais
Competência intercultural
Ética, complexidade, diversidade e equipas (virtuais) num contexto internacional
Liderança e motivação em diversas culturas

Bibliografia

Não há um livro específico para este curso. Diversos artigos e leituras serão distribuídos antecipadamente.

Método de ensino

Sendo um curso do terceiro ano, o enfoque será mais na prática da tomada de decisão num contexto global complexo, através de casos de estudos e exemplos práticos, em vez do entendimento simplificado de teorias e modelos. O ênfase é portanto na aplicação de teoria em contextos reais de gestão internacional. Simultaneamente, os alunos são convidados a fazer uso de teorias e modelos ensinados noutros cursos

As aulas teóricas farão uso de casos de estudo e vídeos para apresentar teoria, servindo também para estimular o pensamento crítico e o diálogo em sala. Para cada aula serão fornecidos materiais de leitura, um caso de estudo e/ou vídeos para preparação (individual e em grupo). Os alunos (em grupo) terão que apresentar as suas perspetivas sobre os casos, vídeos e leituras (parte da avaliação). As aulas práticas servirão para apoiar a preparação destes trabalhos.

Por forma a consolidar a aprendizagem, no final do semestre, os alunos terão que preparar um relatório de reflexão individual sobre a sua aprendizagem durante o curso.

Método de avaliação

Aulas teóricas (70% do total)
?Exame final (individual) = 60% (sem consulta, questões de escolha múltipla e duas de desenvolvimento)
?Apresentação em sala de aula (grupo) = 20% (trabalhos distribuídos antecipadamente)
?Relatório de reflexão (individual) = 20% (máximo 1500 palavras)
Aulas práticas (30% do total)
?Relatório de internacionalização e apresentação = 50%
?Apresentação da relação de negócios= 40%
?Avaliação mútua (individual) = 10%
?Nota:
?Os alunos têm que passar a todas as componentes por forma a passarem o curso
?O exame de recurso conta apenas para os 70% correspondentes à parte teórica

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