
Gestão Internacional
Código
1211
Unidade Orgânica
null
Departamento
null
Créditos
7,5
Professor responsável
Milton de Sousa
Língua de ensino
Inglês
Objectivos
Este módulo tem como objetivo equipar os alunos com competências e conhecimento para gerir organizações num contexto internacional, integrando múltiplas disciplinas do BSc. É dado um enfoque especial à gestão intercultural e às dimensões internacionais do comportamento organizacional.
Pré-requisitos
Precedências obrigatórias:
- 1200. Introdução à Empresa
Conteúdo
Influências sócio-culturais no negócio e gestão, uma introdução
A empresa internacional: estruturas e estratégias
O impacto da globalização na gestão
Perceber as dimensões culturais
Competência intercultural
Ética, complexidade, diversidade e equipas (virtuais) num contexto internacional
Liderança e motivação em diversas culturas
Bibliografia
Não há um livro específico para este curso. Diversos artigos e leituras serão distribuídos antecipadamente.
Método de ensino
Sendo um curso do terceiro ano, o enfoque será mais na prática da tomada de decisão num contexto global complexo, através de casos de estudos e exemplos práticos, em vez do entendimento simplificado de teorias e modelos. O ênfase é portanto na aplicação de teoria em contextos reais de gestão internacional. Simultaneamente, os alunos são convidados a fazer uso de teorias e modelos ensinados noutros cursos
As aulas teóricas farão uso de casos de estudo e vídeos para apresentar teoria, servindo também para estimular o pensamento crítico e o diálogo em sala. Para cada aula serão fornecidos materiais de leitura, um caso de estudo e/ou vídeos para preparação (individual e em grupo). Os alunos (em grupo) terão que apresentar as suas perspetivas sobre os casos, vídeos e leituras (parte da avaliação). As aulas práticas servirão para apoiar a preparação destes trabalhos.
Por forma a consolidar a aprendizagem, no final do semestre, os alunos terão que preparar um relatório de reflexão individual sobre a sua aprendizagem durante o curso.
Método de avaliação
Aulas teóricas (70% do total)
?Exame final (individual) = 60% (sem consulta, questões de escolha múltipla e duas de desenvolvimento)
?Apresentação em sala de aula (grupo) = 20% (trabalhos distribuídos antecipadamente)
?Relatório de reflexão (individual) = 20% (máximo 1500 palavras)
Aulas práticas (30% do total)
?Relatório de internacionalização e apresentação = 50%
?Apresentação da relação de negócios= 40%
?Avaliação mútua (individual) = 10%
?Nota:
?Os alunos têm que passar a todas as componentes por forma a passarem o curso
?O exame de recurso conta apenas para os 70% correspondentes à parte teórica