
Contexto Internacional de Gestão
Código
1212
Unidade Orgânica
null
Departamento
null
Créditos
7,5
Professor responsável
Luís Brites Pereira
Língua de ensino
Inglês
Objectivos
O objetivo do curso ?Contexto Internacional de Gestão (1212)? visa a sensibilização e a compreensão dos estudantes relativo ao ambiente complexo da gestão internacional, objectivo esse concretizado mediante o estudo dos principais fatores económicos, institucionais e políticos que afectam ambiente do comércio e do investimento global. Após a conclusão do curso, os estudantes estarão dotados de um pensamento crítico e autónomo sobre o mundo real da gestão, capacitando-os, desta forma, para melhor prosseguir os seus interesses profissionais, na área de gestão ou em qualquer outra.
Na prática, o curso proporciona aos alunos um conhecimento sobre QUAIS os fatores ambientais que devem ser tidos em conta no desenvolvimento e na gestão dos seus projetos internacionais. Como tal, o presente curso visa complementar o curso ?Gestão Internacional (1211)? que abordar a questão de COMO conceber e implementar estratégias de gestão quando as empresas optam por estar presentes no mercado global.
O curso permite aos estudantes também desenvolverem as suas competências analíticas, comunicativas e organizacionais, dadas estas serem importantes no mercado laboral, sobretudo atendendo às exigências hodiernas do mesmo.
Pré-requisitos
Conteúdo
O curso aborda cinco tópicos, relacionados entre si, nomeadamente:
1)A Globalização e a Governação - Definir o fenómeno da globalização e descrever as suas forças motrizes, as vantagens e desvantagens. Abordar também o impacto da globalização sobre as políticas de rendimento, crescimento & desenvolvimento e discutir as possíveis soluções de governação;
2)A Política Económica Global ? Abordar as diferenças entre países e como estas afetam a competitividade, o crescimento e as políticas favoráveis ao desenvolvimento de negócios. Considerar ainda alguns aspetos relevantes das relações internacionais visando a atual geopolítica global além de as principais linhas de força da política externa portuguesa;
3)O Comércio e Investimento Global - Rever as teorias de comércio e investimento global, e discutir as suas implicações para a gestão à escala global;
4)O Sistema Monetário Global ? Rever as teorias de taxas de câmbio, políticas monetárias e cambiais e o sistema monetário internacional, e discutir as suas implicações para a gestão à escala global;
5)A Estratégia de Gestão Global ? Abordar a estratégia de gestão global à luz das oportunidades e tendências internacionais, e a estratégia de competitividade portuguesa;
Bibliografia
Livro & Tópicos: Hill , Charles W. L., Global Business Today, 8th ed., McGraw Hill , 2014
Método de ensino
Os métodos pedagógicos e de aprendizagem incluem aulas teóricas, discussão de textos e investigação relevante levada a cabo pelos estudantes, individualmente e em equipa. O inglês será a língua de instrução e de avaliação (incluindo assim todos os deliverables). O curso consiste em duas aulas teóricas/semana (1,5 horas cada) e uma aula prática/semana (1,5 horas). Além destas 4,5 horas de contato semanais, o curso compreende ainda pelo menos 7 horas de estudo independente/semana durante o qual os estudantes devem ler e resumir, prepararem-se para as discussões dos textos, escrever e pesquisar um ensaio e também realizar o trabalho de equipa. As aulas teóricas seguem de perto o livro didático que abrange teoria, evidência empírica e políticas pertinentes. Haverá ainda docentes-convidados que abordarão tópicos do curso em virtude da sua experiência profissional. A aula prática, por sua vez, analisará e discutirá os textos, dará feedback sobre o ensaio e fará uma revisão do material abordado nas aulas teóricas. Note-se que as aulas visam ser interativas sendo esperado a participação ativa dos estudantes sempre que possível, sendo encorajados, portanto, a colocarem perguntas pertinentes (especialmente em relação aos docentes-convidados) além de participarem ativamente nas discussões dos textos. Estas ações irão permitir a criação e gestão de percepções relativas às suas competências e atitude, como é também caso no mundo laboral. Finalmente, os estudantes devem ser pontuais em todas as aulas. Em caso de perturbação lesivo ao bom funcionamento das aulas, serão convidados a sair da sala de aulas pelos docentes se evidenciarem tal comportamento.
Método de avaliação
Discussão de Textos (10%)
Ensaio Analítico (15%)
Relatório de Gestão e Apresentação (25%)
Exam Final (50%)