
Comunicação, Liderança e Ética
Código
1458
Unidade Orgânica
null
Departamento
null
Créditos
3,5
Professor responsável
Laurinda Alves
Língua de ensino
Português
Objectivos
Este curso aposta na consciência profunda da importância da Comunicação, seja individual entre pares, nas organizações, ou no círculo social alargado. O objetivo é trabalhar as questões da Comunicação de forma a que os alunos percebam que a verdadeira liderança passa sempre pela maneira como se relacionam e como comunicam ideias e projetos, mas também como gerem e multiplicam os talentos próprios e dos outros. Nesta lógica, a Ética e o envolvimento com a comunidade são temas fundamentais porque revelam a anatomia do sucesso, uma vez que tudo se torna verdadeiramente eficaz quando assenta numa ética escrupulosa e tem um impacto transformador na comunidade e, consequentemente, no mundo.
Pré-requisitos
Conteúdo
Identificar os erros mais comuns na expressão verbal e não verbal Desenvolver técnicas para comunicar melhor e com mais eficácia
Compreender a importância de ser simples e assertivo
Saber argumentar, debater ideias e defender pontos de vista
Melhorar a forma de comunicar projectos e iniciativas Perceber o impacto da linguagem corporal Potenciar a liderança e estimular o trabalho em equipa
Treinar competências que favoreçam o envolvimento com a comunidade
Debater questões e dilemas éticos
Bibliografia
Laurinda Alves and Alberto Brito, Ouvir, falar, amar (Lisboa: 2010)
John Elkington, The Power of Unreasonable People: How Social Entrepreneurs Create Markets That Change the World (Boston, M.A.: 2008)
Viktor E. Frankl, O homem em busca de um sentido (Lisboa: 2012)
Phil Harkins, Powerful Conversations: How High Impact Leaders Communicate (New York: 1999)
Selecção de TED talks (online)
Selecção de apresentações da Royal Society of Arts talks (online)
Método de ensino
Exercícios práticos e role-plays dinâmicos que permitem interiorizar técnicas e valores associados aos conceitos de Comunicação, Liderança e Ética. Entrevistas gravadas, improvisos e simulação de apresentações perante uma audiência. Experiência ?on stage?. Treino recorrente de feedback e contra-feedback, crítica e auto-crítica. Práticas de avaliação.
Método de avaliação
-1 Teste Intermédio
-6 Desafios escritos
-Avaliação contínua
-Exame final oral (apresentação de projetos e pitches)