
Competition Policy
Código
2128
Unidade Orgânica
null
Departamento
null
Créditos
null
Professor responsável
Pedro Pita Barros
Língua de ensino
Objectivos
O objetivo deste curso é aplicar conceitos e ferramentas microeconómicas para as questões de Política de Concorrência. Além da análise teórica das questões envolvidas, a atenção será dedicada a questões políticas, e as abordagens seguidas na UE e em Portugal. Alguns conhecimentos da teoria da interação mercado é útil, mas nenhum de curso pré-requisitos existe. Os alunos podem fazer leituras e atualizações conforme indicado abaixo.
Pré-requisitos
Conteúdo
Política de concorrência na Europa;
Política de Concorrência em Portugal;
Poder e bem-estar Market. Definição dos mercados relevantes;
Estratégias predatórias;
Conluio;
Clemência;
Concentrações horizontais;
As restrições verticais.
Bibliografia
Método de ensino
O curso terá uma mistura de ex-cathedra sessões, discussões em aula e resoluções de problemas e perguntas.
Método de avaliação
-Exame final (F)- 50% (nota mínima de 8 no exame é obrigatório);
-Relatório prazo (T)- 50%;
A classificação final G, é obtida, antes do ajuste para a participação em sala de aula, como G = 0,5 (F + T). A exigência da nota mínima é de 8 pontos mas o exame é independente da forma que a nota final é calculada.
Participação nas aulas - os ajustes finais de grau máximo até 2 pontos (para cima ou para baixo) podem ser feitos com base na participação nas aulas.. Se não consegue ou não pode assistir a palestras numa base regular, é favor informar durante a primeira semana.
Relatório Prazo - cada estudante tem que entregar um relatório que discute uma questão principal na política de concorrência. As regras gerais da Universidade aplicam-se em caso de desonestidade académica e em qualquer situação não prevista no exemplo acima.