Nova School of Business and Economics

Economics of Education

Código

2134

Créditos

3,5

Professor responsável

Ana Maria S. Balcão Reis Peão da Costa

Língua de ensino

Inglês

Objectivos

O objetivo deste curso é aplicar conceitos e instrumentos económicos para a análise de questões atuais da Política de Educação. O curso combina teoria económica (a nível micro e macro) com alguma econometria e literatura institucional para tratar de problemas de educação. Além da teoria e da análise empírica das questões envolvidas uma atenção especial será dedicada a questões políticas. O curso é sobre os níveis primários e secundários da educação.

Pré-requisitos

Conteúdo

Bibliografia

Método de ensino

A cada semana os alunos são expostos a duas palestras (1,5 horas cada). As palestras são utilizadas para apresentar e discutir as teorias económicas e políticas. Espera-se que os estudantes participem ativamente nessas discussões. Todas as informações sobre o curso e os slides usados em sala de aula serão postadas no Moodle. Os alunos devem olhar para estes antes da aula.

Método de avaliação

-3 Conjuntos de problemas: para serem feitos em grupos de 2 ou 3 alunos. Estes têm um peso de 15% na nota final (as datas de entrega).

-1 Post e um comentário em outro post em blog dos mestres http://novaworkboard.wordpress.com: o cargo deve ter um máximo de 500 palavras. Este deve estar relacionado com os temas discutidos no curso, deve ser relevante e as opiniões expressas devem ser bem enraizadas em dados empíricos, ou resultados teóricos.

O post e o comentário devem ser entregues no início da classe em papel e introduzido no blogue dos Mestres depois de serem revistos. Estes têm um peso de 15% na nota final. A apresentação oral de um trabalho de pesquisa: é para ser feita em grupos de 2 ou de 3 alunos. Os alunos podem expressar as suas preferências entre uma seleção de trabalhos que serão distribuídos.

Levando em conta as preferências, um papel será atribuído a cada grupo de alunos. As apresentações serão feitas nas duas últimas aulas e devem demorar 15 minutos cada. Este segmento da avaliação tem um peso de 15% na nota final. Exame final- contribui para o grau final com um peso de 55%. A nota mínima é de 8 valores.

O exame final é sobre...

Cursos