
Advanced Industrial Organization
Código
2179
Professor responsável
Steffen Hoernig
Língua de ensino
Objectivos
O objetivo deste curso é cobrir, num nível avançado, teórica e praticamente questões importantes no estudo de mercados com concorrência imperfeita, introduzindo o aluno na literatura e modelagem de ferramentas académicas relevantes. Os temas abordados são: a diferenciação de produtos; comportamento estratégico; comutação e busca custos; os efeitos de rede; mercados de dois lados; leilões. Este curso exige que os alunos tenham conhecimento prévio da Organização Industrial e da Teoria dos Jogos.
Pré-requisitos
Conteúdo
Bibliografia
Método de ensino
Este curso é baseado na leitura e na discussão de importantes, clássicos e recentes artigos académicos sobre os temas abordados. Um grupo de uma atribuição individual vai dar aos alunos a oportunidade de aprofundarem o seu envolvimento com os temas do curso. Testes online regulares irão ajudar os alunos a concentrarem o seu esforço.
Método de avaliação
-Exame final obrigatório: 50%, a nota mínima é de 9 valores
-Participação na aula: 20%
-Trabalho individual: 10%
-Atribuição de um grupo: 10%
-Testes: 10%