Nova School of Business and Economics

Strategic Marketing

Código

2254

Professor responsável

Jorge Velosa

Língua de ensino

Objectivos

Este curso visa introduzir o marketing e a estratégia competitiva, que são conceitos-chave para os alunos provenientes de diversas origens. O curso seguirá a lógica descrita no esquema abaixo: o Marketing é o processo através do qual uma empresa cria valor para os seus clientes escolhidos pela satisfação das suas necessidades. Tendo em valor criado, a empresa que tem então o direito de capturar uma parte dele, via preços. Para sustentar esta criação de valor, a empresa precisa de uma estratégia de marketing. Esta estratégia envolve:
(i) a seleção de um mercado alvo e determinação do posicionamento desejado do produto na mente alvo do CLIENTE;
(ii) que especifica o plano para as atividades de marketing para alcançar o posicionamento desejado. Todo este processo começa pela análise dos 5 C´s de: Clientes, Companhia, Concorrentes, Colaboradores e Contexto.

Há, porém, nenhuma boa estratégia sem aplicação adequada. Assim, o curso é dividido em dois blocos: Histórico e Implementação.

Pré-requisitos

Conteúdo

Bibliografia

Método de ensino

Método de avaliação

-30% do de curso Marketing (grupo) - inclui uma componente de avaliação interpares (20% da nota)
-30% Exame Final
-20% das write ups atribuições/escrita (individual)- relatórios sobre vários temas
-20% da participação em aula (individual)- que irá selecionar os alunos para discutirem casos durante várias sessões.

A ausência injustificada a qualquer discussão de casos significará uma nota de 0 valores na participação dessa aula. Os trabalhos escritos/write ups são estritamente individuais. Quaisquer plágios serão tratados estritamente e os infratores serão punidos de acordo com as regras da universidade. Os graus de participação em aula serão baseados na entrada em aula e na contribuição positiva para o debate nas sessões com notas de A (= 17), B (= 14), C (= 8) para D (= 0).

Cursos