
Consumer Behavior
Código
2330
Unidade Orgânica
null
Departamento
null
Créditos
3,5
Professor responsável
Luís Fructuoso Martinez
Língua de ensino
Inglês
Objectivos
Este curso apresenta aos alunos de mestrado o campo do comportamento do consumidor. O foco principal é sobre a possibilidade de uma melhor compreensão dos mecanismos de pistas e para quando, onde, e como os consumidores tomam decisões.
O primeiro objetivo de aprendizagem- a compreensão dos componentes-chave e abordagens de investigação sobre o comportamento do consumidor - serão cobertas pelo capítulo de introdução.
O segundo objetivo de aprendizagem - descrevendo os consumidores psicologicamente: motivação, compreensão, memória e atitudes em relação ao consumo - será coberto pelo capítulo do núcleo psicológico.
O terceiro objetivo de aprendizagem - explicar o processo de tomada de decisões de consumo e o quarto objetivo de aprendizagem - compreender que as decisões dos consumidores que nem sempre são racionais e demonstrar que as emoções desempenham um papel em suas escolhas - será coberta pelo processo de tomada decisões.
O quinto objetivo de aprendizagem - o que ilustra a diversidade dos consumidores e avaliar em termos culturais e sociais, questões que possam afetar o comportamento do consumidor - serão cobertas pelo capítulo cultura do consumidor.
O sexto objetivo de aprendizagem - ser capaz de definir a ética do consumo e identificar alguns dos quaisquer problemas a partir do comportamento do consumo ético ou desviante - serão cobertos pelo consumidor resultados de comportamento e problemas de capítulo.
No final, dominando o conteúdo de todos os capítulos este é obrigatório para os alunos, de modo a alcançar todos os objetivos de aprendizagem dos cursos de um quadro integrado.
Pré-requisitos
Conteúdo
Bibliografia
Método de ensino
O curso será dado através de doze sessões (duas por semana), na sequência de uma teorética prática abordada. As primeiras oito sessões serão compostas por palestras sobre tópicos do curso (incluindo exemplos, estudos de casos e discussões em classe) e as últimas quatro sessões serão reservadas para trabalhos de grupo e apresentações orais. Os alunos devem preparar-se para discussões em classe, lendo a literatura obrigatória e fazendo os exercícios recomendados a cada semana.
Uma palestra irá incluir um orador experiente hóspede do mundo corporativo, que o fará apresentar um tópico relacionado ao comportamento do consumidor e discutir questões práticas com os alunos.
Assim, as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem que serão analisadas são:
-Exposição - Apresentação dos referenciais teóricos;
-Participação - Ilustração, análise e resolução de exercícios de aplicação;
-Ativo - Realização de trabalhos individuais e de grupo;
-Auto-estudo - Relacionado ao trabalho autónomo dos alunos, que irá ajudá-los a integrarem-se e a consolidarem os seus conhecimentos;
Todas essas metodologias de ensino permitirão aos alunos, realizarem a aprendizagem destinada aos seus objetivos.
Método de avaliação
Os alunos devem preparar-se para as discussões em aula, lendo a literatura obrigatória e fazendo os exercícios recomendados a cada semana.