Nova School of Business and Economics

Global Human Resource Management

Código

2334

Créditos

3,5

Professor responsável

Rita Maria Ferreira Duarte de Campos e Cunha

Língua de ensino

Inglês

Objectivos

Este curso é uma disciplina seletiva que segue o curso HRM.

O objetivo deste curso é identificar e desenvolver a consciência para os desafios específicos de gestão de pessoas em empresas multinacionais (EMN), tais como o impacto das culturas nacionais, desafia com alianças transculturais, fusões e aquisições, o impacto de estratégias internacionais das multinacionais, estratégias como as internacionais determinarem o tipo de práticas de GRH e do grau de globalização versus o ajuste local, como desenvolver um cultura corporativa global e competências de liderança globais, gestão de missões internacionais e conhecimento. Em um formato muito interativo e participativo, o curso terá discussões, leituras, ensaios e, esperançosamente, aprendizagem experiencial num ambiente internacional diversificado.

Pré-requisitos

Conteúdo

Bibliografia

Método de ensino

Uma variedade de métodos didáticos e pedagógicos serão utilizados neste curso: palestras e discussões de estudo de caso, bem como apresentações sobre trabalhos de grupo.

Método de avaliação

-Relatório de Grupo- estudos de caso (5 páginas no máximo.) 20%
-Relatório individual (2 páginas no máximo) 20%
-Papel do termo Group (12 páginas no máximo) 30%
-Exame individual (obrigatório) 30%

Cada grupo deve fazer um relato de estudos caso para a avaliação, da lista dos três estudos de caso que serão discutidos em sala de aula, marcados a negrito.

Os grupos serão atribuídos aleatoriamente. Espera-se um relatório de cinco páginas (no máximo). Para este estudo de caso, também espera-se que os grupos levem assuntos para serem discutidos para a sala de aula.

Os alunos receberão três tópicos. Os alunos precisam de escolher um dos três tópicos e escreverem um relatório individual para ser enviado por email. Este relatório é de até 2 páginas (no máximo) e deve refletir não só os seus conhecimentos sobre o tema, mas também a sua opinião individual.

Em primeiro lugar, o grupo deve selecionar uma empresa. O aluno pode tanto escolher uma PME como uma PE. Seja qual o aluno escolher, ela deve ser multinacional ou, pelo menos, internacional.

Descreva a empresa (4/5 páginas) enfocando as questões de RH que a empresa enfrenta no contexto global, ou, se o aluno não tem acesso aos reais, saber mais sobre as melhores práticas de RH de uma empresa nesta indústria.

Selecione um país novo para esta empresa entrar, de preferência um coberto pelo estudo de Hofstede.

Considere a melhor opção para a expansão internacional para que a empresa: IJV, M&A ou nova subsidiária e descreva os desafios IHRM para a opção escolhida na internacionalização.

Deve ser feita referência a questões de cultura nacionais e de outros fatores contextuais que vão afetar a sua decisão.

No seu conjunto, o relatório deve ser de cerca de 10 a 12 páginas, sendo que 12 páginas é o comprimento máximo.

O aluno pode usar várias fontes de informação distintas, a partir de livros e papéis para websites. Fazer uma referência a essas fontes, no seu relatório. Papel para ser entregue e apresentado a classe 11.

Nota: Os alunos irão avaliar os membros de seu grupo, em termos da sua contribuição para o resultado final do relato de caso do grupo e do seu papel no grupo. Esta avaliação será considerada para a nota individual em cada uma destas tarefas (15%).

O exame é obrigatório e irá se basear nos estudos de caso que irão ser dados ao aluno uma semana antes da realização do exame. Para passar de curso os aluno necessita de tirar uma nota igual ou superior a 10 valores no exame final.

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