Nova School of Business and Economics

International Business

Código

2338

Unidade Orgânica

null

Departamento

null

Créditos

3,5

Professor responsável

Emanuel Gomes

Língua de ensino

Inglês

Objectivos

O objetivo deste curso é proporcionar aos alunos com as ferramentas de conhecimento um up-to-date e práticas que lhes permitam ganhar uma compreensão mais profunda do processo de internacionalização e estratégias internacionais de empresas e empreendedores multinacionais.

Os alunos serão introduzidos às teorias fundamentais de negócios internacionais e em particular atenção, será dedicada ao papel e influência de fatores ambientais internacionais e instituições, bem como a inter-relação entre as políticas do governo anfitrião e as estratégias multinacionais das empresas.

Pré-requisitos

Conteúdo

-Ambiente- cultural e político dos negócios internacionais;
-Mercados- Globais e integrações regionais;
-Gestão do processo de internacionalização: motivos, localização, tempo e modos de entrada;
-Gestão de fusões, aquisições e alianças estratégicas para melhorar a competitividade internacional;
-Estratégia - Global: estratégias de nível subsidiário da Sede.

Bibliografia

Método de ensino

O curso será dado através de uma série de workshops combinando teoria e prática. A parte teórica será usada para introduzir conceitos e teorias de seleção do mercado internacional, estratégias de mercado externo de entrada e desenvolvimento e implementação de negócios internacionais estratégicos.

A parte prática será usada para desenvolver a análise crítica e criativa de problemas em torno de operações internacionais (isto é, a localização, o modo de entrada no mercado e métodos, risco político, e terceirização).

Método de avaliação

A nota final do curso será baseada em ambos os trabalhos individuais e de grupo. A avaliação é feita com base no seguinte:
A. Exame final individual (50% da nota do módulo). O exame final é obrigatório.

Atribuição B. Grupo (50% da nota do módulo). Os alunos irão trabalhar em grupos de 5 e irão desenvolver um plano de internacionalização de uma empresa/organização específica.

Este projeto oferece aos alunos uma oportunidade de trabalharem de forma autónoma relativamente, culminando na produção realística do relatório que integra o realismo gerencial. Marcas serão concedidas numa base individual com base na contribuição de cada aluno, medido através da avaliação a pares (50%), e pelo desempenho global do grupo (50%).

Cursos