Nova School of Business and Economics

Quality Management

Código

2352

Créditos

3,5

Professor responsável

Sónia Dahab

Língua de ensino

Inglês

Objectivos

Gestão da Qualidade é uma prática e teórica enquadrada para fornecer ao aluno com a discussão mais atualizada sobre a importância da qualidade de inovação, gestão de recursos humanos, gestão da cadeia de suprimentos e internacionalização.

O curso concentra-se na formulação estratégica da qualidade como parte da estratégia global da empresa e destaca a prevenção de Qualidade e foco no cliente como os principais meios para alcançar uma competitividade sustentável.

Pré-requisitos

Conteúdo

1. Teoria da qualidade
2. Planeamento estratégico da qualidade
3. Qualidade e Inovação de produtos e processos de projeto
4. Serviços de qualidade e design
5. As Ferramentas de qualidade
6. Estatística com base na melhoria da qualidade para variáveis
7. Estatística com base na melhoria da qualidade de atributos
8. Ferramentas six sigma de gestão
9. Gerenciamento de aprendizagem para a melhoria da qualidade
10. Execução e validação dos sistemas de qualidade

Bibliografia

Método de ensino

Na sequência da Estrutura do Curso (secção 3), para cada tópico (ou uma combinação deles)irão ser discutidas aulas explicativas através dos conceitos e suas aplicações baseadas em livros e artigos relacionados com os respetivos temas. A participação da classe é altamente tida em conta.

A classe a seguir, na mesma semana, irá ser acerca de um estudo de caso relacionado com o tema que será discutido em aula. Para cada caso, irão ser atribuídos dois grupos de no máximo 5/6 estudantes. Um grupo terá de desempenhar o papel da empresa, e o outro grupo que será o grupo Consulting.

O grupo empresarial tem de aplicar a teoria por trás do caso para justificar as decisões que foram tomadas no momento. O grupo Consulting tem que atualizar o caso (até 2015) e discutir criticamente as decisões tomadas no momento em que aconteceu.

A classe inteira irá também enviar (por email) um relatório individual das principais questões de casos e sugestões pessoais para casos de problemas.

Método de avaliação

1. 15% - Relatório individual de casos (a serem enviados por email para a Grader)
2. 35% - Caso do Grupo Discussion - "O EnterpriseRole" e "O Papel Consultor"
3. 10% - Participação em aula
4. 40% - Exame Final (A nota mínima para aprovação é de 8 valores)

Cursos