
Social Entrepreneurship
Código
2374
Créditos
3,5
Professor responsável
Miguel Alves Martins
Língua de ensino
Inglês
Objectivos
Este curso visa abordar uma ampla gama de aspetos relacionados com o empreendedorismo social e explorar em detalhe as diferentes ferramentas e ideias em torno deste novo tipo de Empreendedorismo.
-Visão geral de Empreendedorismo Social I-Visão geral de Empreendedorismo Social II
-Provisório. Sujeito a alterações
-(Mestres) Programas Course Syllabus
-Oportunidades no mercado social
-Análise de problemas
-Construir a proposta de valor
-A arquitetura da solução
-Avaliação de impacto social
-A abordagem do financiamento
-O processo scaling up
-Sucesso de estudos de caso I
-Estudos de casos de sucesso
-Investidores de afastamento e apresentação
Pré-requisitos
Conteúdo
Bibliografia
Método de ensino
As aulas consistem em discussões sobre a teoria e suas aplicações. Dentro da sala de aula espera-se uma participação ativa. Através de uma abordagem de ensino que combina estudos de caso, pequenos vídeos, discussões e apresentações de classe, o aluno irá aprender os temas referidos.
Método de avaliação
O trabalho de grupo (50%): é uma solução estruturada do empreendedorismo social, baseada nos principais tópicos do curso. O número máximo é de 15 páginas de trabalhos escritos e um campo que será apresentado numa sessão a 15 de Outubro. O trabalho escrito contará para ¾ da nota e deve ser entregue até 9 de Março e os outros ¼ serão avaliados pelo juiz da sessão desse mesmo campo.
Briefing Paper Individual (25%): Briefing Paper, com um máximo de 5 páginas (sem contar com página de título, índice de conteúdo, anexos, referências, etc.). Um bom Briefing Paper deve incluir:
- Uma declaração clara do tema e um pequeno resumo da questão;
- Um breve fundo para a questão (ou questões);
- Uma análise concisa das questões, implicações e opções;
- Conclusões e recomendações das medidas, que podem incluir a sua opinião, apoiada por elementos de prova;
Este Briefing Paper deve ser relacionado ao empreendedorismo social e mais especificamente para os diferentes temas abordados durante o curso. O aluno deve pensar sobre o tema em termos de uma pergunta ou um problema, como por exemplo: escolhendo um tópico da classe 8, e recebendo financiamento adequado é para um dos principais desafios para os empreendedores sociais, então que tipo de soluções podem os investidores sociais desenvolver para resolverem este problema
- O Livro Briefing Individual deve ser apresentado até dia 19 de Março pela plataforma Moodle (11:00).Exame Final Individual (25%): O exame final abrange todos os tópicos do curso.
Ajustes de 0,5 pontos na nota final (em qualquer direção) podem ser feitos, com base noutras informações disponíveis, tais como a participação em sala de aula e a contribuição para o curso. As regras gerais da Universidade aplicar-se-ão em caso de desonestidade académica e em qualquer situação não prevista no texto acima.