Nova School of Business and Economics

Marketing Management

Código

2431

Professor responsável

Victor Centeno

Língua de ensino

Objectivos

Este é o primeiro nível do curso de Marketing, que foi concebido para os alunos sem fundos de comercialização anterior ou que pretendam adquirir conhecimentos básicos do marketing. Não visam os alunos com conhecimentos fortes de marketing, e que queiram progredir em conceitos avançados e discussões em aula. O curso vai especificamente cobrir as seguintes áreas:
- Introdução à nova perspetiva do Marketing
- Introdução ao Plano de Marketing
- A forma do Plano de Marketing
- A auditoria: externa (ambiente) e interna (incumbente) análise
- Segmentação e Posicionamento
- A oportunidade do Marketing. Objetivos estratégicos. Edição
- Estratégia de Marketing
- Marketing Mix e programas (produto, preço, promoção e planos de lugar)
- Finanças
- Riscos e planos de mitigação

Pré-requisitos

Conteúdo

O primeiro bloco do curso irá consistir na análise de casos e correspondência de discussões em aula.

As análises irão ser previamente facilitadas com aulas expositivas e indicações do material de leitura. No final deste bloco um teste intercalar irá ser administrado. Durante este período os alunos irão preparar também em grupo, um plano de marketing para um produto ou serviço à escolha. O segundo bloco do curso irá ser constituído por apresentações de negócios de cada grupo do plano de marketing, para um quadro de gestão composto por outros alunos. Esta apresentação irá ser seguida desde dos membros da gestão de quadros. No final de cada discussão, o instrutor irá sumariar os pontos chave do plano e extrair e partilhar aprendizagens com a turma.

Bibliografia

Método de ensino

Este é basicamente um curso muito prático baseado no uso de casos e de experiências de negócio do instrutor. Nós vamos aprender, analisando e percebendo os casos e preparar respostas escritas para questões que forem postas. Os alunos irão aprender através de aulas abertas, a discutirem mas também devem estar preparados para discutirem casos em chamadas frias. A ideia é replicar as situações da vida real e, principalmente no segundo bloco, fazer-se role playing.

Método de avaliação

Cursos