NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

A Base Molecular da Biomedicina

Código

101259

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Médicas

Departamento

Medicina Molecular e Celular

Créditos

6

Professor responsável

Odete da Cruz e Silva

Objectivos

O objetivo geral é a compreensão da Biomedicina molecular de forma multidisciplinar, integrada com as várias áreas do conhecimento e relacionar com a medicina. Ao completar este curso avançado o estudante deve ser capaz de:

• compreender os princípios fundamentais das disciplinas representadas na biomedicina molecular;

• descrever as funções fundamentais e mecanismos moleculares ao nível da molécula, célula,

órgão, em relação ao corpo humano e compreender estes conceitos no que diz respeito ao desenvolvimento de doenças;

• descrever a aplicação da medicina molecular nas estratégias de tratamento e na prática clínica;

• integrar a teoria de medicina molecular com procedimentos de biologia molecular;

• formular a base molecular para compreender e potenciar a relevância de outros aspetos tratados no PDBM;

• providenciar uma visão inovadora relevante para a investigação básica e atual nos problemas da saúde humana.

Pré-requisitos

 

Conteúdo

A curso avançado focar-se-á nos mecanismos moleculares, celulares e fisiológicos da doença incluindo estratégias de diagnostico e terapia.

Processos moleculares e celulares na patogénese

• danos celulares/morte celular;

• adaptação celular.

Base molecular e celular da inflamação

• tipos de células, mediadores químicos;

• inflamação descontrolada.

Agregação proteica e doença

• princípios de agregação proteica;

• desenvolvimento de doenças amiloidogénicas;

Interação hospedeiro patógeno

• microrganismos patogénicos/virulência;

• principais grupos de microrganismos responsáveis por patologias humanas;

• infeções associadas aos cuidados de saúde;

Exemplos de patogénese molecular e celular na doença humana

Focar-se-á em exemplos de patologias humanas mais comuns, ao nível molecular e celular, por

exemplo:

• doenças cardiovasculares;

• cancro;

• síndromes metabólicos;

• neuropatologias;

Princípios e a prática de patologia molecular

• procedimentos de diagnóstico;

• estratégias terapêuticas.

Bibliografia

Molecular Biology of the Cell. B. Alberts et al., (2008), 5th Edition, Garland Science Publishing. ISBN:

978-0815341116

Essential Concepts in Molecular Pathology. William Coleman and Gregory Tsongalis (2010) ELSEVIER.

ISBN: 978-0-12-374418-0

Cellular and Molecular Pathobiology of Cardiovascular Disease. Monte Willis, Jonathon Homeister and James Stone (2014), Academic Press.

ISBN: 9780124052062

Fundamentals of Inflammation. Charles N. Serhan, Peter A. Ward, Derek W. Gilro (2010). Cambridge University Press.

ISBN: 978-0-521-88729-8

Protein Misfolding, Aggregation and Conformational Diseases: Part A: Protein Aggregation and

Conformational Diseases. Vladimir N. Uversky and Anthony Fink (2006). Springer.

ISBN: 978-0-387-25919-2

Método de ensino

Sendo um curso avançado, é expectável que os estudantes tomem a responsabilidade do seu próprio processo de aprendizagem. As componentes formativas incluem palestras, seminários, e discussões em grupo.

Sessões de discussão serão organizadas em pequenos grupos de modo a facilitar avaliações detalhadas dos tópicos em discussão. Os grupos de discussão irão incluir um docente ou mais, sempre que possível, justificando o envolvimento de vários docentes. Artigos publicados recentemente serão introduzidos na discussão. Peritos nas várias áreas serão convidados sempre que possível para seminários.

Método de avaliação

A avaliação tomará dois formatos distintos. O primeiro será um exame final, de respostas curtas, no fim do curso avançado. A segunda componente está associada à discussão em grupo. Estudantes serão avaliados qualitativamente pela sua participação ativa na discussão e quantitativamente com base nos relatório que serão entregues.

A avaliação será feita com base na performance dos alunos na apresentação de um projeto/artigo e discussão do mesmo com os colegas (40%), numa avaliação final (40%) e na participação ativa na discussão durante as aulas (20%).

Cursos