
Competências Nucleares em Investigação
Código
1091000
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Médicas
Créditos
5
Professor responsável
Paulo de Carvalho Pereira
Língua de ensino
Inglês
Objectivos
Conhecer o curso de Mestrado, os seus objetivos, metodologias e as potenciais saídas profissionais. Aquisição de conhecimentos e competências associados à prática da investigação científica, incluindo a formulação de hipóteses cientificamente válidas, o desenho de experiências ou modelos que permitam testar as hipóteses e analisar de forma crítica os resultados obtidos; Saber discutir, de forma crítica, um artigo científico numa área geral da biomedicina estabelecendo a sua relevância e potencial impacto face ao estado atual do conhecimento; Desenhar, escrever e apresentar as principais secções de um projeto de investigação para responder a uma hipótese ou problema científico definido tendo em consideração as limitações do desenho proposto e estratégias experimentais alternativas; Compreender a importância dos aspetos éticos associados à investigação em ciências da vida e da saúde e saber integrá-los no desenho de um projeto de investigação. Reconhecer oportunidades para a mobilização do conhecimento incluindo a sua transferência para as empresas e desenvolver competências de empreendedorismo.
Pré-requisitos
Conteúdo
Aspetos críticos na iniciação e desenvolvimento de uma carreira em ciência, limitações, percursos alternativos e percursos de carreiras não convencionais; Métodos e meios para a organização, preparação, exposição e discussão de resultados experimentais na forma de um artigo científico; Formulação de hipóteses e ideias cientificamente válidas e sua tradução num projeto de investigação organizado e estruturado de modo a permitir o seu financiamento; Conceitos, princípios e normas regulamentares fundamentais de bioética e integridade científica e sua aplicação na elaboração de um projeto de investigação; Histórias de sucesso e exemplos de empreendedorismo e inovação em ciência; Indústria e patentes; O processo de revisão e avaliação por pares e as suas principais aplicações: publicação de artigos científicos, avaliação de projetos de investigação, recrutamento profissional; Literacia e mobilização do conhecimento em ciências da vida e da saúde.
Bibliografia
Serão fornecidos pelos participantes e convidados bibliometria ou outro tipo de informação adequado. Sempre que aplicável, a bibliografia consistirá de artigos científicos disponíveis na internet em bases de dados apropriados. Procurará em cada edição do curso fornecer-se a informação científica mais recente. Os estudantes serão estimulados a partilhar notas e informação sobre a UC em fóruns virtuais em plataforma informática a criar do tipo "blackboard" virtual.
Método de ensino
A concretização dos objetivos da UC faz-se através de aulas teórico-práticas, seminários e workshops, sobre cada um dos temas. Priveligia-se, sempre que possível e apropriado, modelos que envolvam a participação dos estudantes e que contribuam para uma análise crítica dos diferentes conteúdos programáticos. Incluenm-se ainda sessões de discussão informal com alunos de edições anteriores do curso ou (nos primeiros anos) com alunos de cursos semelhantes.
Método de avaliação
A avaliação envolverá três componentes: apresentação e discussão crítica de um artigo científico (20%), elaboração escrita e discussão oral de um resumo de uma proposta de projeto de investigação (40%) e um exame escrito (40%).