
Regulação Celular
Código
1091002
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Médicas
Créditos
10
Professor responsável
Helena Luisa de Araújo Vieira
Objectivos
Os estudantes devem adquirir conhecimentos e conceitos essenciais sobre os diversos aspetos da regulação celular e a sua aplicação à investigação nas áreas das ciências da vida e da saúde. Os alunos devem ainda conhecer as principais abordagens experimentais utilizadas em investigação em diversas áreas da biologia celular e molecular. Durante as aulas teóricas os alunos são expostos aos desenvolvimentos científicos mais recentes para cada um dos temas tratados incluindo a sua utilização nas publicações científicas mais recentes. Os alunos devem ainda saber identificar, para cada tema específico, os conceitos mais atuais e as principais questões emergentes. Na componente prática os alunos devem adquirir os conhecimentos e competências que lhes permitam desenhar e executar com sucesso um protocolo que inclui diversas tarefas experimentais habituais em investigação biomédica e relacionadas com o tema das aulas teóricas.
Pré-requisitos
Conteúdo
Os alunos devem adquirir e aplicar, em contexto de investigação, conceitos fundamentais nas seguintes áreas da regulação celular: Regulação da expressão genética e reparação de ADN (controlo da transcrição e póstranscrição); Estrutura e função celular (citoesqueleto e movimento, adesão célulacélula e célulamatriz); Tráfego intracelular (endocitose, exocitose, disfunção do tráfego intracelular e doença); Sinalização celular (moléculas de sinalização e os seus recetores, tradução intracelular do sinal); Biologia do desenvolvimento e diferenciação; Regulação do ciclo celular;
Regeneração de órgãos e tecidos; Regulação da morte celular; Regulação da proteostase (degradação pelo proteassoma, lisossoma e reenrolamento de proteínas) Controlo de qualidade proteica e autofagia; Estabilidade da conformação proteica e enrolamento incorreto; Respostas redox da célula (stress oxidativo e sinalização por ROS); Regulação mitocondrial da morte celular e do metabolismo celular; Nas aulas práticas os alunos devem começar por desenhar um protocolo para uma tarefa experimental, relacionada com os temas.
Bibliografia
Serão fornecidos pelos participantes e convidados bibliometria ou outro tipo de informação adequado. Sempre que aplicável a bibliografia consistirá de artigos científicos disponíveis na internet em bases de dados apropriadas.
Procurará em cada edição do curso fornecer-se a informação científica mais recente. Os estudantes serão estimulados a partilhar notas e informação sobre a UC em fóruns virtuais em plataforma informática a criar do tipo (blackboard virtual).
Método de ensino
Os conceitos fundamentais associados aos conteúdos programáticos são transmitidos através de aulas teóricas que decorrem paralelamente com aulas práticas nas quais o estudante desenvolve e aplica um protocolo experimental relacionado com os temas tratados nas aulas teóricas.
As aulas teóricas funcionam como uma série coerente de seminários proferidos por especialistas nacionais ou estrangeiros a trabalhar em Portugal. O programa das aulas teóricas é desenvolvido em colaboração com outros programas de mestrado ou doutoramento que incluam módulos de formação avançada semelhantes.
As aulas práticas decorrerão em laboratórios do CEDOC|FCM e serão sempre acompanhadas por investigadores desses laboratórios.
Método de avaliação
A avaliação consiste de um exame escrito (ponderação de 60% para a nota final), da avaliação do planeamento, desenho e execução do protocolo experimental (20% de ponderação para a nota final) e da avaliação da apresentação e discussão dos dados obtidos no trabalho experimental (20% de ponderação para a nota final).