
Bacteriologia Médica
Código
21209
Unidade Orgânica
NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas
Departamento
Bacteriologia Médica
Créditos
7
Professor responsável
Prof. Doutor Miguel Viveiros Bettencourt
Língua de ensino
Português
Objectivos
Adquirir conhecimento, competências, aptidões e métodos de investigação e análise aplicados à Bacteriologia Médica.
No final desta unidade curricular, os mestrandos terão capacidade de:
- processar e transmitir conhecimentos e competências sobre a fisiopatologia e diagnóstico de infeções causadas por bactérias;
- dominar os fundamentos e princípios da bacteriologia médica e suas aplicações no diagnóstico e investigação aplicada;
- analisar e avaliar criticamente protocolos de trabalho experimental para aplicação de métodos de diagnóstico laboratorial em bacteriologia médica;
- definir, do ponto de vista científico, conceitos a partir de fontes diversificadas de informação válida;
- planear e realizar autonomamente protocolos de investigação e de diagnóstico laboratorial, respeitando as exigências impostas pelos padrões metodológicos de qualidade próprios do método científico e do diagnóstico laboratorial.
Pré-requisitos
n/a
Conteúdo
- Aspetos clínicos, epidemiológicos e terapêuticos das infeções bacterianas.
- Caracterização biológica do(s) agente(s) bacteriano(s) (características genómicas, estruturais ou fisiológicas).
- Métodos de bacteriologia médica, genética e biologia molecular, bioquímica e biologia celular utilizados para efetuar o seu diagnóstico bacteriológico (isolamento, identificação e antibiograma).
- Execução de técnicas complementares de cariz taxonómico, sistemático, epidemiológico ou com aplicações biotecnológicas e ambientais (bioinformática, taxonomia molecular, tipagem das bactérias, tecnologia de fermentadores, bio remediação).
- Aula(s) teórico-práticas e laboratoriais: Processamento de amostras para isolamento de bactérias e técnicas de cultura. Métodos de identificação clássicos e por biologia molecular. Antibiograma.
Bibliografia
1. Canas Ferreira, W.F., Sousa J.C.F. & Lima N. (Eds.) (2010). Microbiologia. Edições Lidel, Lisboa. ISBN 9789727575152.
2. Barroso H, MeliçoSilvestre A, Taveira N (Eds) (2014). Microbiologia Médica Volumes I e II, Edições Lidel, Lisboa. ISBN: 9789727575763.
3. Murray, P.R., Rosenthal, K.S., Pfaller M.A. (2013). Medical Microbiology. 7th Edition. ElsevierMosbySaunders, St. Louis, EUA. ISBN: 9780323086929.
4. Tille, P. Ed. (2014). Bailey & Scott's Diagnostic Microbiology. 13th Edition. ElsevierMosbySaunders,
St. Louis, EUA. ISBN: 9780323083300.
5. Murray P.R., Baron, E.J., Jorgensen J. H., Landry M. L., and. Pfaller M. A. (Editors) (2007). Manual of Clinical Microbiology. 9th Edition. American Society for Microbiology (ASM) Press, Washington, EUA. ISBN13: 9781555813710.
Método de ensino
Aulas teóricas em que serão apresentadas as temáticas relacionadas com a bacteriologia correspondentes a cada objetivo formativo e competência específica do programa da unidade, fazendo-se uma revisão do estado do conhecimento. Aulas magistrais expositivas formais, baseadas na transmissão de conhecimentos do docente ao mestrando, adaptadas aos objetivos de aprendizagem participativa. Deverão garantir que o mestrando recebe toda a informação necessária a fim de atingir os objetivos e as competências teóricas que lhe permitirão atingir os objetivos da componente prática, baseada em resolução de casos-estudo.
Aulas teórico-práticas em que serão aplicados os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas na resolução de exercícios práticos de caso-estudo demonstrativos com o fim de estimular as capacidades de reflexão, análise crítica, escolha adequada da metodologia analítica e de síntese dos resultados perante o caso-problema.
Pretende-se a participação ativa dos mestrandos, demonstrando exemplos reais de problemas e questões técnico-científicas com que o mestrando irá confrontar-se na resolução do caso-problema.
Aulas práticas promovem-se sessões práticas de laboratório, com protocolos e tutorias em que se pretende que o mestrando manipule materiais, equipamento e reagentes, ficando a conhecer os princípios básicos de algumas técnicas assim como os cuidados básicos da segurança laboratorial e de bioinformática para apoio à análise dos resultados. O material didático será acompanhado com material biológico da nossa rotina laboratorial (amostras biológicas, isolados, bactérias, ácidos nucleicos, etc.) que o mestrando terá de processar de acordo com as opções que toma após leitura acompanhada do caso-estudo.
A pesquisa, consulta e discussão crítica de artigos científicos será privilegiada no sentido de estes os ajudarem a encontrar a hipótese de trabalho do caso-estudo, a sistematizar as metodologias de análise a usar, de forma a compreenderem, para cada técnica, o seu fundamento e objetivo no contexto da hipótese de trabalho, quais as possíveis alternativas, e por fim saberem analisar os seus próprios resultados, confrontando os com os resultados dos artigos.
Serão usadas metodologias interativas e demonstrativas, de autodescoberta das soluções técnicas para o caso estudo colocados e aplicados ao contexto laboratorial de rotina em bacteriologia, envolvendo os alunos no processo de ensino e aprendizagem, centrado na procura, na análise qualitativa e quantitativa de artigos científicos para a resolução dos casos-estudo colocados, e assumindo-se assim como garante da consecução dos objetivos da unidade curricular
Método de avaliação
1) T: Aulas teóricas, baseadas em apresentação de diapositivos, acompanhadas de indicação de bibliografia
complementar (35,5 horas de contacto).
2) TP: Aulas teórico-práticas, com apresentação e resolução de casos práticos (casos-estudo) de aplicação de algumas das metodologias abordadas a casos de diagnóstico/monitorização/caracterização de infeções a bactérias e caracterização do seu perfil de resistência aos fármacos (2 horas de contacto).
3) PL: Aulas laboratoriais, onde se efetua o processamento de amostras para isolamento de bactérias e técnicas de cultura, métodos de identificação clássicos e por biologia molecular e ainda a execução do antibiograma. (10,5 horas de contacto). Protocolos práticos adaptados á resolução dos casos-estudo anteriormente apresentados.
4) OT: Orientação tutorial e supervisão dos estudantes no desenvolvimento dos protocolos práticos.
5) Avaliação: exame teórico de 50 perguntas de escolha múltipla (5 opções, só uma correta) para 120 minutos.