NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Infecções Sexualmente Transmissíveis

Código

21218

Unidade Orgânica

NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Departamento

Bacteriologia Médica/Virologia Médica

Créditos

6

Professor responsável

Profª. Doutora Rita Maria Rodrigues Teixeira de Castro

Língua de ensino

Português

Objectivos

Compreender, analisar e discutir a epidemiologia, a prevenção e o controlo das infeções sexualmente transmissíveis (IST).

Conhecer os agentes das IST.

Adquirir conhecimentos sobre a patogénese, a clínica e a abordagem sindromática das IST. Executar autónoma e criteriosamente as técnicas utilizadas no diagnóstico laboratorial das IST e interpretar os resultados obtidos.

Efectuar apresentações científicas e escrever relatórios e artigos científicos.

 

Pré-requisitos

n/a

Conteúdo

Introdução à epidemiologia das IST, prevenção e controlo, programas de vigilância epidemiológica, abordagem sindromática. Cervicites e uretrites. Vaginites. Úlceras genitais. Herpes genital. Infeção pelo vírus do papiloma humano. Vírus das hepatites B e C. Manifestações cutâneas de IST. Cultura e identificação de Neisseria gonorrhoeae e determinação de concentrações mínimas inibitórias dos antibióticos. Técnicas de biologia molecular no diagnóstico de IST.

Bibliografia

 - Sexually Transmitted Diseases Holmes K, Sparling P, Stamm W. McGrawHill 4 edition (2007).

- Laboratory diagnosis of sexually transmitted infections. Ballard R, Ison C, Lewis D, Francis Ndowa, Peeling R, Piot P. WHO (2013).

- Frieden,T.R., Harold W. Jaffe, H.W., Cono, J., et al. (2015). Sexually Transmitted Diseases Treatment Guidelines, 2015. MMWR 2010;64 (Nº3).

 

Método de ensino

A metodologia utilizada, aulas de apresentação teórica e teórico-práticas associadas às aulas páticas e trabalho prático laboratorial, permitirá que o aluno adquira experiência no âmbito das IST, seu reconhecimento e diagnóstico laboratorial. A preparação e a realização do relatório permitirá melhorar a capacidade de perceber, analisar e discutir temas científicos.

Método de avaliação

Trabalho prático laboratorial sobre tema a ser entregue sob a forma de história clinica. O aluno deverá efetuar as técnicas laboratoriais para o diagnóstico, e redigir o relatório, justificando as técnicas que executou e interpretar os resultados obtidos com as mesmas.

Os alunos, com pelo menos 2/3 de frequência, serão avaliados com base em três parâmetros: avaliação contínua (aulas práticas e trabalho laboratorial), avaliação de apresentações em seminário e dos relatórios e por exame escrito final.

·      Avaliação contínua ao longo do Unidade Curricular - aulas práticas e laboratoriais (15%);

·      Avaliação final – exame escrito (50%) e relatório de trabalho prático (35%).

 

 

Cursos