
Infecções na Grávida e no Recém-Nascido
Código
21222
Unidade Orgânica
NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas
Departamento
Bacteriologia Médica
Créditos
6
Professor responsável
Profª. Doutora Rita Maria Rodrigues Teixeira de Castro
Língua de ensino
Português
Objectivos
· Conhecer e compreender as alterações fisiológicas durante a gravidez;
· Ser capaz de identificar os agentes de doenças infeciosas que assumem especial relevo quando associadas à gravidez;
· Adquirir conhecimentos sobre quais as suas consequências e modos de prevenção durante a gravidez e no recém-nascido, assim como o seu diagnóstico laboratorial e tratamento;
· Ter noção da importância e dos motivos da necessidade da consulta do viajante para a grávida que viaja;
· Executar autónoma e criteriosamente as técnicas utilizadas no diagnóstico laboratorial de algumas dessas infeções e interpretar os resultados obtidos;
· Efetuar apresentações científicas e escrever relatórios e artigos científicos.
Pré-requisitos
n/a
Conteúdo
· A mulher durante a gravidez;
· Suscetibilidade do recém-nascido às infeções;
· Infeções virais na grávida e no recém-nascido, incluindo HIV e CMV;
· Infeções sexualmente transmitidas com importância especial na grávida e no recém-nascido;
· Toxoplasmose e gravidez;
· Importância da consulta do viajante para a mulher grávida;
·Clínica e diagnóstico laboratorial de infeções a SGB, Listeria monocytogenes e Escherichia coli; trabalho prático laboratorial.
Bibliografia
Centers for Disease Control and Prevention. Prevention of Perinatal Group B Streptococcal Disease Revised Guidelines from CDC, 2010. MMWR 2010;59. No. RR10.
STI/HIV in reproductive Health and pediatrics pp. 14931727 in Sexually Transmitted Diseases Holmes K, Sparling P, Stamm W. McGrawHill 4 edition (2007).
Método de ensino
Aulas de natureza teórica e teórico-prática, nas quais os conceitos básicos a leccionar serão transmitidos com o apoio de métodos em apresentações tipo Powerpoint. Aulas prática com base na resolução de problemas (história clínica) tendo em conta os conhecimentos apreendidos nas aulas teóricas e teórico-práticas.
Trabalho prático laboratorial sobre tema a ser entregue sob a forma de história clinica. O aluno deverá efectuar as técnicas laboratoriais para o diagnóstico, e redigir o relatório, justificando as técnicas que executou e interpretar os resultados obtidos com as mesmas.
Método de avaliação
Os alunos, com pelo menos 2/3 de frequência, serão avaliados com base em três parâmetros: avaliação contínua, (aulas práticas e trabalho laboratorial), avaliação dos relatórios e por exame escrito final.
· Avaliação contínua ao longo do Unidade Curricular - aulas práticas e laboratoriais (10%);
· Avaliação final relatório trabalho prático (50%) e exame escrito (40%).