NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Infecções na Grávida e no Recém-Nascido

Código

21222

Unidade Orgânica

NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Departamento

Bacteriologia Médica

Créditos

6

Professor responsável

Profª. Doutora Rita Maria Rodrigues Teixeira de Castro

Língua de ensino

Português

Objectivos

· Conhecer e compreender as alterações fisiológicas durante a gravidez;

· Ser capaz de identificar os agentes de doenças infeciosas que assumem especial relevo quando associadas à gravidez;

· Adquirir conhecimentos sobre quais as suas consequências e modos de prevenção durante a gravidez e no recém-nascido, assim como o seu diagnóstico laboratorial e tratamento;

· Ter noção da importância e dos motivos da necessidade da consulta do viajante para a grávida que viaja;

· Executar autónoma e criteriosamente as técnicas utilizadas no diagnóstico laboratorial de algumas dessas infeções e interpretar os resultados obtidos;

· Efetuar apresentações científicas e escrever relatórios e artigos científicos.

 

Pré-requisitos

n/a

Conteúdo

· A mulher durante a gravidez;

· Suscetibilidade do recém-nascido às infeções;

· Infeções virais na grávida e no recém-nascido, incluindo HIV e CMV;

· Infeções sexualmente transmitidas com importância especial na grávida e no recém-nascido;

· Toxoplasmose e gravidez;

· Importância da consulta do viajante para a mulher grávida;

·Clínica e diagnóstico laboratorial de infeções a SGB, Listeria monocytogenes e Escherichia coli; trabalho prático laboratorial.

 

Bibliografia

Centers for Disease Control and Prevention. Prevention of Perinatal Group B Streptococcal Disease Revised Guidelines from CDC, 2010. MMWR 2010;59. No. RR10.

STI/HIV in reproductive Health and pediatrics pp. 14931727 in Sexually Transmitted Diseases Holmes K, Sparling P, Stamm W. McGrawHill 4 edition (2007).

 

Método de ensino

Aulas de natureza teórica e teórico-prática, nas quais os conceitos básicos a leccionar serão transmitidos com o apoio de métodos em apresentações tipo Powerpoint. Aulas prática com base na resolução de problemas (história clínica) tendo em conta os conhecimentos apreendidos nas aulas teóricas e teórico-práticas.

Trabalho prático laboratorial sobre tema a ser entregue sob a forma de história clinica. O aluno deverá efectuar as técnicas laboratoriais para o diagnóstico, e redigir o relatório, justificando as técnicas que executou e interpretar os resultados obtidos com as mesmas.

 

Método de avaliação

Os alunos, com pelo menos 2/3 de frequência, serão avaliados com base em três parâmetros: avaliação contínua, (aulas práticas e trabalho laboratorial), avaliação dos relatórios e por exame escrito final.

· Avaliação contínua ao longo do Unidade Curricular - aulas práticas e laboratoriais (10%);

· Avaliação final – relatório trabalho prático (50%) e exame escrito (40%).

 

 

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