NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Infecções por Virus Citomegalico Humano

Código

21227

Unidade Orgânica

NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Departamento

Virologia Médica

Créditos

6

Professor responsável

Prof. Doutor Paulo Jorge Pereira Cruz Paixão

Língua de ensino

Português

Objectivos

- Compreender a epidemiologia, os principais aspetos clínicos, diagnósticos e terapêuticos das infeções por CMV;

- Saber executar os principais passos do diagnóstico virológico destas infeções.

 

Pré-requisitos

n/a

 

Conteúdo

- Introdução ao diagnóstico das infeções por CMV. Aplicação das diferentes técnicas consoante o hospedeiro e o contexto clínico (imunocompetente, imunodeprimido, grávida, recém-nascido);

- PCR em tempo real (conceitos gerais e aplicação específica ao CMV);

- Discussão de casos clínico-laboratoriais;

Cultura: observação de frascos com efeitos citopatogénicos característicos; preparação de tubos para cultura “shell vial”, inoculação, revelação e observação dos mesmos após incubação.

Antigenémia: separação e preparação das lâminas; coloração e observação;

- PCR (técnicas “in house”): extração e amplificação; deteção dos amplificados;

- PCR em tempo real: extração, amplificação, deteção.

 

Bibliografia

- Paulo Paixão, Sofia Almeida, Paula A. Videira, Dário Ligeiro, Teresa Marques. “Screening of congenital  cytomegalovirus infection by a real time PCR in urine pools”. European Journal of Pediatrics, 2012; 171 (1): 125129;

- Kotton CN, Kumar D, Caliendo AM, Asberg A, Chou S, DanzigerIsakov L, Humar A. Updated international consensus guidelines on the management of cytomegalovirus in solidorgan transplantation. Transplantation. 2013;96(4):33360;

- Revello MG, Gerna G. Pathogenesis and prenatal diagnosis of human cytomegalovirus infection. J Clin Virol. 2004;29(2):7183.

 

Método de ensino

As aulas teóricas são ministradas pelos docentes da Unidade curricular, em função das respetivas especializações. Revestem a forma de aula expositiva, em que se abordarão temas considerados fundamentais, fornecendo dados que orientem os alunos para um estudo individual.

Aulas práticas de laboratório permitirão a todos os alunos praticarem as diferentes metodologias utilizadas no diagnóstico.

 

Método de avaliação

- Exame escrito final de escolha múltipla com 20 perguntas (duração 30 minutos) – 50%;

- Apresentação oral e discussão de temas, por grupos de dois alunos. Os temas são distribuídos na 1ª aula e a apresentação de cada tema tem a duração de 20 minutos – 50%.

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