NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Rotação Laboratorial III

Código

1091006

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Médicas

Créditos

7

Professor responsável

Paulo de Carvalho Pereira

Língua de ensino

Inglês

Objectivos

Os alunos devem saber planear e executar um conjunto conexo de tarefas experimentais relacionadas com a atividade de investigação do grupo onde são integrados para cada uma das três rotações que selecionam. Os alunos devem ainda aprender a apresentar, interpretar e discutir os resultados obtidos estabelecendo a sua relevância no contexto mais lato do projeto de investigação em que se integra cada uma das rotações.

Tipicamente, embora não obrigatoriamente, os alunos realizaram a sua tese de mestrado num dos laboratórios no qual efetuaram uma rotação. No seu conjunto estas UC’s devem permitir que os estudantes efetuem uma escolha consciente e informada do projeto de investigação que conduzirá á elaboração da dissertação de mestrado.

Espera-se ainda que os alunos desenvolvam um conhecimento tão alargado quanto possível dos recursos e meios existentes no CEDOC-FCM e disponíveis para a realização do trabalho da sua tese de Mestrado.

Pré-requisitos

 

Conteúdo

No âmbito das rotações laboratoriais os alunos são integrados em pelo menos três grupos de investigação diferentes, correspondendo cada um a um projeto de investigação específico e previamente aprovado pelo coordenador do curso.

Os alunos iniciam assim um programa de treino científico prático, executando tarefas experimentais que lhes são atribuídas. Os alunos devem ainda conhecer, com detalhe suficiente, o projeto de investigação específico no qual participam, no âmbito de cada uma das rotações, incluindo a hipótese que o sustenta, a abordagem experimental usada para a demonstrar, e os principais resultados obtidos através dessa abordagem. Espera-se, ainda, que o estudante conheça a literatura mais relevante na área científica do projeto e que tenha um conhecimento geral sobre projetos e atividades de investigação conexas, em curso no laboratório de acolhimento.

Bibliografia

Serão fornecidos pelos participantes e convidados bibliometria ou outro tipo de informação adequando. Sempre que aplicável a bibliografia consistira de artigos científicos disponíveis na internet em bases de dados apropriadas. Procurará em cada edição do curso fornecer-se a informação científica mais recente. Os estudantes serão estimulados a partilhar notas e informação sobre a UC em fóruns virtuais em plataforma informática a criar do tipo ("blackboard "virtual).

Método de ensino

O ensino é estritamente baseado no ensino prático com acompanhamento tutorial em que o aluno realiza, no laboratório de acolhimento, um conjunto conexo de tarefas de investigação integradas num projeto de investigação mais lacto.

Durante as rotações os responsáveis pelo grupo/laboratório/serviço designaram um tutor que será responsável pelo acompanhamento do estudante durante a rotação. O tutor interatuará regularmente com o regente da UC e com o coordenador do curso para reportar a evolução do estudante e eventuais obstáculos que possam surgir.

Método de avaliação

A avaliação é baseada na apreciação de um relatório fundamentado das tarefas e trabalhos desenvolvidos (60%) e na apresentação oral e discussão desse relatório, no contexto do projeto em que se insere (40%).

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