Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Introdução às Ciências da Linguagem - 1. semestre

Código

711131043

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Linguística

Créditos

6

Professor responsável

Carolina Silva, Joana Batalha, Maria do Céu Caetano, Maria Sousa Lobo Gonçalves

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português com apoio tutorial em LE

Objectivos

1. Reconhecer a linguagem como atividade cognitiva;
2. Distinguir os conceitos de língua e de linguagem
3. Adquirir os mecanismos que permitam a descrição das línguas naturais;
4. Desenvolver de forma adequada as diferentes ferramentas que permitem a análise e descrição das línguas humanas;
5. Estabelecer pontos de diferença e de semelhança entre línguas;
6. Inter-relacionar as ciências da linguagem com outras áreas de conhecimento (filosofia, psicologia, sociologia, tradução, literatura, ...).

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

1. Linguagem como atividade cognitiva: falar/ouvir/perceber:
a. as origens da linguagem: das evidências não linguísticas às evidências linguísticas;
b. como e por que é que se fala: a faculdade da linguagem;
2. Manifestações da linguagem: linguagem verbal e linguagem gestual;
3. As línguas naturais: níveis de análise linguística;
a. os sons das línguas: fonética e fonologia;
b. a estrutura das palavras: morfologia;
c. a estrutura das frases: sintaxe;
d. o estudo do significado: semântica;
4. Abordagens interdisciplinares em Ciências da Linguagem.

Bibliografia

Aronoff, Mark & Janie Rees-Miller (eds). 2003. The Handbook of Linguistics. MA/Oxford: Blackwell Publishers.
Crystal, David. 2010. A Little book of Language. New Haven and London: Yale University Press.
Duarte, Inês. 2000. Língua Portuguesa. Instrumentos de análise. Lisboa: Universidade Aberta.
Faria, Isabel Hub et al (orgs). 1996. Introdução à Linguística Geral e Portuguesa. Lisboa: Caminho.
Fromkin, Victoria; Robert Rodman & Nina Hyams, [2003] 2007. An Introduction to Language. Belmont: Thomson Wadsworth.
Mateus, Maria Helena M. & Alina Villalva. 2006. O Essencial sobre Linguística. Lisboa: Caminho.


Método de ensino

A partir de uma calendarização distribuída no início do semestre aos alunos, prevê-se que exista uma combinação equilibrada de aulas práticas e aulas de exposição (teóricas).

Método de avaliação

Como avaliação de conhecimentos, prevê-se a realização de duas provas presenciais. Estas provas terão a ponderação de 80% no total da avaliação da UC. Simultaneamente, propor-se-á a realização de trabalhos autónomos que servirão como suporte ao trabalho desenvolvido em aula. A ponderação dos trabalhos realizados será de 20% da nota final.



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