Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Práticas e Representações do Corpo - 2. semestre

Código

722001037

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Sociologia

Créditos

10

Professor responsável

Fernando Cascais, Maria Augusta Babo

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

No termo da unidade curricular, o aluno deve:
a) compreender a especificidade da reflexão sobre a corporeidade e a sua captura pela técnica moderna e sobre os dispositivos de configuração do sujeito aplicados ao âmbito dos estudos sobre as mulheres e de género;
b) ter adquirido a capacidade de aplicar os seus conhecimentos sobre a corporeidade, a sua captura técnica e a reconfiguração do sujeito à resolução de problemas em situações novas e não familiares, em contextos alargados e multidisciplinares;
c) ter adquirido a capacidade de integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções e emitir juízos em situações de informação limitada relativas à corporeidade, à sua captura técnica e à reconfiguração do sujeito;
d) ter adquirido a capacidade de comunicar as suas conclusões e os raciocínios a elas subjacentes a especialistas e a não especialistas de uma forma clara e sem ambiguidades;
e) ter adquirido competência de aprendizagem ao longo da vida de forma autónoma.

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

1. A corporeidade e os dispositivos de configuração do sujeito
1.1 O corpo na sociedade contemporânea
1.2 O corpo como lugar de afecção
1.3 O corpo e a técnica
2. A corporeidade e a sua captura técnica
2.1 Corpo e processo civilizacional: de Sigmund Freud a Norbert Elias
2.2 A captura do corpo pelo dispositivo: Michel Foucault
2.3 A biopolítica: de Michel Foucault a Giorgio Agamben

Bibliografia

Agamben, G., L’ouvert – de l’homme et de l’animal, Paris, Bibliothèque Rivages, 2002
Agamben, G., O poder soberano e a vida nua. Homo sacer, Lisboa, Editorial Presença, 1998
Crary, J. e Kwinter, S., orgs., Incorporations. New York: Zone/MIT Press, 1995
Elias, N., O processo civilizacional, I e II. Lisboa, Dom Quixote, 1989, 1990
Feher, M., org., Fragments for a History of the Human Body, New York, Zone, 1990
Foucault, M., Vigiar e punir, Petrópolis, Vozes, 1984
Foucault, M., A vontade de saber, Lisboa, Edições António Ramos, 1977
Freud, S., O mal-estar na civilização, Rio de Janeiro, Imago Editora, 2002Merleau-Ponty, M., Phénoménologie de la perception, Paris, Gallimard, 1945
Schaeffer, J.-M., La fin de l’exception humaine, Paris, Gallimard, 2007

Método de ensino

Seminário. As metodologias de ensino consistem em aulas teóricas dos conteúdos programáticos por meio de apresentação oral e powerpoint (50%), e na apresentação, análise e discussão de estudos de caso e exemplos práticos com audiovisual e suporte digital (25%) e da análise e discussão dos projectos de pesquisa dos alunos (25%).

Método de avaliação

A apresentação oral e discussão, em sala de aula, do projecto de pesquisa (25%) e trabalho final escrito do projecto de pesquisa (75%) será objecto de avaliação.

Cursos