
Arte e Experiência
Código
722031033
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Filosofia
Créditos
10
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Compreender, por um lado, a especificidade filosófica do questionamento estético e, por outro, a amplitude do campo disciplinar da Estética, o qual não se confunde mas se cruza com o da Filosofia da Arte;
b) Circunscrever a noção de experiência estética, a partir dos sentidos paradigmáticos que a palavra experiência assume em Filosofia e do seu uso nos domínios da Arte, distinguindo as várias perspectivas acerca da definição e do conteúdo da experiência estética na sua dinâmica histórica;
c) Problematizar o sentido e a pertinência desta noção na compreensão e análise das várias modalidades artísticas contemporâneas e na recepção crítica das suas expressões.
Pré-requisitos
Não aplicável.
Conteúdo
O curso incidirá sobre seis peças de teatro modernas e procurará pensar de que modo se revela nelas a relação entre a filosofia e o teatro na modernidade, isto é, como a filosofia desde Descartes a Kierkegaard e a Nietzsche e, mais tarde, ao Existencialismo pode ajudar a pensar essas peças, mas também como elas são importantes para se compreenderem os problemas da filosofia na modernidade e até aos nossos dias. São estas as seis peças em causa:
Heinrich von Kleist O Príncipe de Homburg (1821)
Henrik Ibsen Hedda Gabler (1891)
Fernando Pessoa O Marinheiro (1913)
Luigi Pirandello Seis personagens à procura de um autor (1922)
Bertolt Brecht Mãe Coragem (1939)
Samuel Beckett À espera de Godot (1953)
Bibliografia
BENJAMIN, W., O que é o teatro épico in: Iluminações
BENJAMIN, W., Destino e carácter
KIERKEGAARD, S.; A crise e a crise na vida de uma actriz
KLEIST, H. v.; Obras Completas
LUKÁCS, G., A Metafísica da Tragédia in: Alma e forma
NIETZSCHE, F., Kritische Studienausgabe, Colli, G./ Montinari, M. (ed.), Berlin, Walter de Gruyter, 1980, 15 vols.
BENJAMIN, W.;
-. What is Epic Theatre? in Illuminations
-. Fate and Character in Selected Writings I
KIERKEGAARD, S.; The Crisis and a Crisis in the Life of an Actress
KLEIST, H. v.; The Marionette Theatre. Online: http://www.southerncrossreview.org/9/kleist.htm
LUKÁCS, G.; The Metaphysics of Tragedy, in Soul and Form
NIETZSCHE, F., Kritische Studienausgabe, Colli, G./ Montinari, M. (ed.), Berlin, Walter de Gruyter, 1980, 15 vols.
RYAN, Ba.; Kierkegaards Experimental Theatre of the Self
Published in the e-book \"From Hamann to Kierkegaard\" - Experimentation & Dissidence Workshop 1, 2017: http://experimentation-dissidence.umadesign.com/wp-content/uploads/2016/11/From-Hamann-to-Kierkegaard_e-book.pdf
Método de ensino
(a) A maior parte das aulas são aulas de exposição dialogada, isto é, de exposição teórica mas com espaço para perguntas e intervenção dos alunos, bem como para a leitura de passagens relevantes dos textos em análise.
(b) Algumas aulas são leccionadas no chamado regime de seminário, i.e., consistem em leitura, comentário e análise de texto.
(c) Por fim, algumas aulas consistem na discussão com os alunos de matérias já expostas e dos problemas que elas levantam.
Método de avaliação
(d) O principal elemento de avaliação é um trabalho escrito com cerca de 12 páginas (70%);
(e) O segundo elemento de avaliação consiste numa breve apresentação e discussão oral; (f) assiduidade e a participação.