
Problemas de Arte Contemporânea - 2. semestre
Código
722031056
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Filosofia
Créditos
10
Professor responsável
Maria João Mayer Branco
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Identificar questões filosóficas apresentadas e suscitadas pela criação artística contemporânea e sua articulação com o legado da tradição estética e filosófica.
b) Desenvolver a capacidade de relacionar o mundo da arte com problemas teóricos extra-artísticos do mundo contemporâneo.
c) Aprofundar a aptidão para discutir de modo crítico as propostas estéticas dos últimos cem anos.
d) Desenvolver a articulação escrita e oral da experiência estética de obras de arte contemporâneas e da sua relação com problemas teóricos.
Pré-requisitos
Não aplicável.
Conteúdo
Propõe-se uma problematização da pergunta sobre se se pode aprender a ser um artista a partir da análise de textos de Platão, Aristóteles, Kant, Nietzsche e Walter Benjamin. Além das sessões regulares, estão previstas três sessões adicionais decorrentes do protocolo celebrado entre a FCSH e a Fundação Calouste Gulbenkian, que contarão com a presença de três convidados e que terão lugar no Centro de Arte Moderna em data e hora a anunciar.
Bibliografia
ARISTÓTELES, Poética, Imprensa Nacional Casa da Moeda, Lisboa, 1994 (tradução, prefácio, introdução, comentário e apêndices de Eudoro de Sousa)
KANT, Immanuel, Crítica da Faculdade de Juízo, Introdução de António Marques, tradução e notas de António Marques e Valério Rohden, Lisboa, Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 1998
NIETZSCHE, Humano, demasiado humano. Um livro para espíritos livres, Tradução de Paulo Osório de Castro, Círculo de Leitores, Lisboa, 1996
PLATÃO, Íon, Introdução, tradução e notas de Victor Jabouille, Editorial Inquérito, Mem Martins, 2000
BENJAMIN, Walter, Ensaios sobre a literatura, Edição e tradução de João Barrento, Assírio e Alvim, Lisboa, 2016
Método de ensino
As duas primeiras sessões do curso serão dedicadas a uma introdução geral dos conteúdos programáticos e terão uma forma expositiva. Seguir-se-ão sessões em regime seminarial, consistindo na leitura e análise de textos filosóficos e seu confronto com uma seleccção de passagens escritas por artistas. Os alunos serão convidados a identificar e discutir a formulação de problemas da criação artística contemporânea com referência a questões filosóficas do nosso tempo e que, nas sessões subsequentes, encontrarão materializados num conjunto de obras do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian.
Método de avaliação
A avaliação será feita com base num trabalho escrito com cerca de 12 páginas (70%) e na assiduidade e participação oral na discussão ao longo das sessões (30%).