Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Estudos Literários Ingleses - 1. semestre

Código

722121033

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, Secção de Estudos Ingleses e Norte-Americanos

Créditos

10

Professor responsável

João Paulo Pereira da Silva

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Inglês

Objectivos

a) Domínio das técnicas de investigação científica
b) Obtenção de conhecimentos científicos sobre as matérias em estudo
c) Promoção da discussão cientificamente fundamentada das temáticas aboradas pelo Programa
d) Desenvolvimento da capacidade de emitir juízos críticos e independentes em relação à bibliografia consultada
e) Realização de investigação autónoma sobre as temáticas em estudo com vista à elaboração de trabalhos

Pré-requisitos

Domínio das línguas inglesa e portuguesa

Conteúdo

O objectivo do presente seminário é proceder ao estudo de textos esquecidos ou relativamente desconhecidos no âmbito da ficção gótica oitocentista (conto e romance), da pena de figuras cimeiras no panorama literário dos períodos Romântico e Vitoriano, entre os quais destacaremos Walter Scott, William Godwin, C. R. Maturin, Percy Bysshe Shelley, Mary Shelley, Charles Dickens, Wilkie Collins, Sheridan LeFanu, H. G. Wells e Arthur Conan Doyle. Serão eventualmente objecto de análise algumas adaptações cinematográficas dos textos em análise.
Para além de uma introdução teórica acerca da ficção gótica britânica oitocentista, proceder-se-á à leitura crítica de alguns textos considerados paradigmáticos, deixando-se ao critério dos alunos a escolha de um texto, sobre o qual deverão proceder à elaboração de um ensaio.
Nalgumas sessões serão projectados excertos de adaptações de alguns textos literários, quer no curso das apresentações a serem realizadas pelos alunos, quer pelo docente.

Bibliografia

ASHCROFT, Bill et alli (2002). The Empire Writes Back. Theory and Practice in Post-Colonial Literatures, London / New York: Routledge (1st ed. 1989).
________, (2013). Key Concepts in Post-Colonial Studies, London: Routledge (1st ed. 1998).
BOEHMER, Elleke (2005). Colonial & Postcolonial Literature. Migrant Metaphors, Oxford / New York: Oxford University Press (1st ed. 1995).
CHILDS, Peter (ed.) (1999). Post-Colonial Theory and English Literature. A Reader, Edinburgh: Edinburgh University Press.
COELHO, Maria Teresa Pinto (2004). Ilhas, Batalhas e Aventura. Imagens de África no Romance de Império Britânico no Último Quartel do Século XIX e Início do Século XX, Lisboa: Colibri.
RICHARDS, Jeffrey (ed.) (1989). Imperialism and Juvenile Literature, Manchester: Manchester University Press.
SAID, Edward (1993). Culture and Imperialism, London: Chatto & Windus.
SAVORY, Elaine (2009). The Cambridge Introdution to Jean Rhys, Cambridge: Cambridge University Press.

Método de ensino

- Aulas teóricas sobre as temáticas em estudo, assim como ensino de técnicas de investigação - c. 40%
- Leitura crítica de textos com debate na aula e apresentação e discussão de um trabalho oral - c. 60%
- Orientação tutorial do trabalho de investigação levado a cabo pelos alunos (sobretudo fora das horas de aula)


Método de avaliação

- Realização de um trabalho oral a ser apresentado e discutido na aula (50 % da nota final)
- Realização de um trabalho de investigação escrito (50% da nota final)


Cursos