
Funcionamento da Língua - 1. semestre
Código
722131085
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Linguística
Créditos
10
Professor responsável
Alexandra Fiéis
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
No final da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:
i) dominar instrumentos adequados para a descrição e análise linguística;
ii) dominar a metalinguagem necessária à explicitação do conhecimento gramatical;
iii) descrever aspetos fundamentais do funcionamento da língua portuguesa a nível fonológico, morfológico, sintático, semântico e pragmático;
iv) aplicar, de forma crítica, os conhecimentos adquiridos à análise de novas formas linguísticas.
Pré-requisitos
Conteúdo
1. Linguagem e línguas naturais
2. Descrição gramatical: modelos e instrumentos de análise
3. As diferentes componentes da gramática
4. Funcionamento da língua portuguesa
4.1. Os sons: segmentos, processos fonológicos, sílaba
4.2. As palavras:
4.2.1. classes de palavras
4.2.2. constituintes de palavras
4.2.3. formação de palavras e criação kexical
4.2.4. relações semânticas entre palavras
4.3. As frases:
4.3.1. estrutura das frases simples e complexas
4.3.2. processos de concordância
4.3.3. ordem de palavras
4.4. Os enunciados, os discursos e os textos:
4.4.1. construção da referência nominal
4.4.2. tempo, aspeto e modalidade
4.4.3. coerência e coesão textuais
Bibliografia
Campos, Maria Henriqueta Costa e Maria Francisca Xavier. 1991. Sintaxe e Semântica do Português. Lisboa: Universidade Aberta.
Duarte, Inês. 2000. Língua Portuguesa: Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta.
Faria, Isabel Hub, Emília
Mateus, Maria Helena, A. M. Brito, I. Duarte, I. H. Faria et al. 2003. Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho.
Mateus, Maria Helena, Isabel Falé e Maria João Freitas. 2005. Fonética e Fonologia do Português. Lisboa: Universidade Aberta.
Martins, Ana Maria & E. Carrilho (eds). Manual de Linguística Portuguesa. Berlin/Boston: de Gruyter.
Raposo, Eduardo Paiva et al (eds). 2013. Gramática do Português. Lisboa: FCG.
Villalva, Alina. 2008. Morfologia do Português. Lisboa: Universidade Aberta.
Método de ensino
Os seminários terão uma componente teórica (aulas expositivas) e uma componente prática. O trabalho prático inclui a análise comparativa de obras de descrição gramatical e a análise de dados linguísticos, levando os alunos a retirar conclusões, a fazer generalizações descritivas, e a desenvolver a capacidade de argumentação. Serão propostos exercícios de observação e análise linguística e exercícios de resolução de problemas.
Método de avaliação
No final da unidade, prevê-se um teste escrito de avaliação global dos conhecimentos.