
Instrumentos de Normalização Linguística - 2. semestre
Código
722131089
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Linguística
Créditos
10
Professor responsável
Maria do Céu Caetano, Maria Sousa Lobo Gonçalves
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português sem apoio tutorial em LE
Objectivos
1. Conhecer os principais instrumentos de normalização do português atualmente disponíveis, identificando genericamente as respetivas características.
2. Selecionar os instrumentos mais apropriados ao desempenho de diferentes tipos de tarefas no âmbito da consultoria e revisão linguística (fundamentação de pareceres, propostas de correção, hierarquização de alternativas, etc.).
3. Dominar práticas de consulta e uso desses instrumentos adequadas a necessidades específicas do trabalho de revisão e consultoria linguística.
4. Definir estratégias de resolução de problemas com recurso a uma fundamentação sustentada nos instrumentos adequados.
Pré-requisitos
N/A
Conteúdo
1. Instrumentos de normalização linguística.
Definição e caracterização de obras de referência (gramáticas e dicionários com maior abrangência e reconhecimento) e obras de divulgação (vocabulários, prontuários, guias, manuais). Critérios de seleção de instrumentos em função dos objetivos dos usuários.
2. Gramáticas do português
Descrição vs. prescrição. Critérios da definição de ´norma´ e ´correção´. (In)adequação das gramáticas às necessidades dos usuários. Áreas de oscilação entre diferentes gramáticas e / ou outros instrumentos e ferramentas. Estratégias para a resolução de problemas.
3. Dicionários do português
Fundamentação e critérios das principais obras de referência. Relevância da dicionarização para a normalização dos usos lexicais. Fixação vs. flexibilização (hierarquização preferencial) das escolhas lexicais.
4. Outros instrumentos.
Complementação do uso de instrumentos de normalização e de outros recursos e ferramentas estratégias e práticas de uso.
Bibliografia
Azeredo, J. C. (2008) Gramática Houaiss da Língua Portuguesa. São Paulo: Publifolha.
Cunha, C. & Cintra, L. F. (1984) Nova Gramática do Português Contemporâneo. Lisboa: João Sá da Costa
Bechara, E. (1999) Moderna Gramática Portuguesa. Rio de Janeiro: Editora Lucerna
Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa (2001) (dir. João Malaca Casteleiro) Lisboa: Verbo
Houaiss, A.& Villar, M. S. (2009) Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva / Instituto Antônio Houaiss de Lexicografia e Banco de Dados da Língua Portuguesa [com a nova ortografia da língua portuguesa]
Móia, T. (2004) Algumas áreas problemáticas para a normalização linguística disparidades entre o uso e os instrumentos de normalização. In Duarte, I. & Leiria, I. (eds.) Actas do XX Encontro Nacional da APL. Lisboa: APL /Colibri, 109-125.
Raposo, E. B. P. et al. (eds.) (2013) Gramática do Português. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, vols. I e II
Método de ensino
As unidades letivas funcionam em regime de seminário, envolvendo a participação planeada dos estudantes, com intervenções de diferentes tipos: apresentações sobre temas do programa, recensões críticas, resultados de tarefas previamente executadas (p. ex., trabalhos práticos de revisão, formulação de pareceres sobre questões linguísticas), apreciações críticas de diferentes aspetos das obras de referência, formulação de problemas e propostas de resolução.
Ensino presencial.
Método de avaliação
A avaliação do seminário decorrerá de: participação dos estudantes nas sessões do seminário, incluindo participações orais e redação de diferentes tipos de (pequenos) trabalhos escritos (40%); 1 trabalho escrito, orientado pelas docentes, e respetiva apresentação e discussão (60%). O trabalho poderá ser reformulado depois da apresentação.