
Questões de Ética - 2. semestre
Código
722031043
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Filosofia
Créditos
10
Professor responsável
António de Castro Caeiro
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
1.Elevado nível de compreensão do sentido e especificidade da Ética,da sua articulação com as restantes disciplinas filosóficas e as disciplinas científicas;
2.Elevado nível de conhecimento da multiplicidade de abordagens desenvolvidas na tentativa de dar resposta aos problemas da Ética;
3.Elevado nível de conhecimento dos conceitos relevantes no âmbito disciplinar da Ética
4.Elevada capacidade de analisar,comprar,criticar e usar esses conceitos,bem como de interpretar e discutir de forma autônoma concepções ou teses no âmbito disciplinar da Ética
5.Conhecimento aprofundado de textos fundamentais no âmbito da Ética,com domínio da tradição interpretativa,do estado atual da investigação e do universo da bibliografia pertinente
6.Realização de trabalho supervisionado de investigação no âmbito da Ética,que documente desenvolvimentos originais e corresponda a padrões de qualidade científica
7.Aquisição de competências para a realização autônoma de investigação no âmbito disciplinar da Ética
Pré-requisitos
Não tem
Conteúdo
O curso pretende fazer um levantamento preliminar do sentido do conceito de consciência e do modo como a vivemos na experiência fáctica da vida. Depois, prosseguiremos com uma análise que identifique os momentos decisivos na história do ocidente em que a conscientia eclodiu: a identificação do fenómeno da phronêsis (sensatez, prudência) em Aristóteles; a sua transfiguração escatológica em syneidesis com São Paulo; conceito de filosofia prática em Kant e a interpretação da consciência (Ruf des Gewissens) em Sein und Zeit.
Bibliografia
ARISTOTELES, Ethica Nicomachea, Oxford, Oxford University Press.
HEIDEGGER, M. (1986), Sein und Zeit, Tübingen, Max Niemeyer Verlag (1ª ed. 1927).
NESTLE-ALAND, (1984) NOVUM TESTAMENTUM, Graece et latine, Stuttgart, Deutsche Bibelgesellschaft.
Método de ensino
Combinar-se-á a apresentação e exposição teórica dos problemas com a análise participada dos problemas em causa.
Método de avaliação
Avaliação: trabalho escrito (70%); discussão do trabalho com o professor (30%)