Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

História da Ética - 1. semestre

Código

722031048

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Filosofia

Créditos

10

Professor responsável

Nuno da Rosa Ferro

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

1) Compreensão aprofundada da relevância da História da Ética como parte integrante da Ética
2) Conhecimento aprofundado de questões fundamentais de História da Ética, por forma a conjugar a compreensão dos problemas em causa, do seu significado «sistemático» e da sua relevância para o debate contemporâneo com um amplo domínio das suas conexões históricas
3) Conhecimento aprofundado de textos fundamentais de História da Ética, com domínio da tadição interpretativa, do estado atual da investigação e da bibliografia pertinentes;
4) Realização de trabalho supervisionado, que apresente desenvolvimentos originais e corresponda a padrões de qualidade científica
5) Aquisição de competências para a realização de investigação autónoma em História da Ética.

Pré-requisitos

Não se aplica

Conteúdo

Pretende-se fazer, num primero momento, a análise da noção de \"ético\", tal como se encontra desenvolvida nalguns momentos da obra de Kierkegaard. Para tal iniciar-se-á o curso pelo estudo do sentido do conceito de \"estádio\", com todas as determinações que implica, as propriedades do \"estádio\" em que imediatamente nos encontramos por nascimento e os fenómenos que revelam a sua falência. Analisar-se-á seguidamente a estrutura do movimento de transição para o estádio ético, com os momentos que compreende: as noções de escolha, decisão, risco, liberdade, etc. Finalmente, ainda dentro do primeiro momento do curso, determinar-se-á, de modo tão preciso quanto possível, os momentos do ético enquanto tal e a sua relação com o acontecimento do \"universal humano\" (lei, natureza, consciência).

Bibliografia

KIERKEGAARD, S., (1962-1964) Samlede Vaerker, Kobenhavn: Gyldendal.
HONG, H., HONG, E. (1978) Kierkegaard´s Writings, Princeton: Princeton University Press.
TISSEAU, P.-H. (1977) S. Kierkegaard, Oeuvres Complètes, Paris: L´Orante

Método de ensino

Combinar-se-á a apresentação e exposição teórica dos problemas com a análise participada dos problemas em causa.

Método de avaliação

Avaliação: trabalho escrito (70%); discussão do trabalho com o professor (30%)

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