
História da Ética - 1. semestre
Código
722031048
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Filosofia
Créditos
10
Professor responsável
Nuno da Rosa Ferro
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
1) Compreensão aprofundada da relevância da História da Ética como parte integrante da Ética
2) Conhecimento aprofundado de questões fundamentais de História da Ética, por forma a conjugar a compreensão dos problemas em causa, do seu significado «sistemático» e da sua relevância para o debate contemporâneo com um amplo domínio das suas conexões históricas
3) Conhecimento aprofundado de textos fundamentais de História da Ética, com domínio da tadição interpretativa, do estado atual da investigação e da bibliografia pertinentes;
4) Realização de trabalho supervisionado, que apresente desenvolvimentos originais e corresponda a padrões de qualidade científica
5) Aquisição de competências para a realização de investigação autónoma em História da Ética.
Pré-requisitos
Não se aplica
Conteúdo
Pretende-se fazer, num primero momento, a análise da noção de \"ético\", tal como se encontra desenvolvida nalguns momentos da obra de Kierkegaard. Para tal iniciar-se-á o curso pelo estudo do sentido do conceito de \"estádio\", com todas as determinações que implica, as propriedades do \"estádio\" em que imediatamente nos encontramos por nascimento e os fenómenos que revelam a sua falência. Analisar-se-á seguidamente a estrutura do movimento de transição para o estádio ético, com os momentos que compreende: as noções de escolha, decisão, risco, liberdade, etc. Finalmente, ainda dentro do primeiro momento do curso, determinar-se-á, de modo tão preciso quanto possível, os momentos do ético enquanto tal e a sua relação com o acontecimento do \"universal humano\" (lei, natureza, consciência).
Bibliografia
KIERKEGAARD, S., (1962-1964) Samlede Vaerker, Kobenhavn: Gyldendal.
HONG, H., HONG, E. (1978) Kierkegaard´s Writings, Princeton: Princeton University Press.
TISSEAU, P.-H. (1977) S. Kierkegaard, Oeuvres Complètes, Paris: L´Orante
Método de ensino
Combinar-se-á a apresentação e exposição teórica dos problemas com a análise participada dos problemas em causa.
Método de avaliação
Avaliação: trabalho escrito (70%); discussão do trabalho com o professor (30%)