
Temas de Literatura em Português - 2. semestre
Código
722091126
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Estudos Portugueses
Créditos
10
Professor responsável
Clara Maria Abreu Rowland
Horas semanais
3 letivas + 1 tutorial
Língua de ensino
Português
Objectivos
Desenvolver competências avançadas de compreensão e produção crítica e aprofundar capacidades de leitura, de articulação, de reflexão e de argumentação aplicadas a um corpus literário e ensaístico heterogéneo, reforçando a capacidade de constituição de relações e problemas teóricos a partir do estudo crítico das obras seleccionadas e dos tópicos propostos.
Pré-requisitos
Não tem.
Conteúdo
POSTA RESTANTE FIGURAS DA CARTA NA LITERATURA EM PORTUGUÊS
Partindo da interrogação teórica da relação entre correspondência e literatura, este seminário irá concentrar-se sobre textos e filmes que recorrem explicitamente à figura da carta, tendo em conta questões como a destinação, a autoridade, a materialidade da escrita e a figuração da escrita e da leitura. O eixo comum do programa será discutido e testado através da leitura de poemas, romances e filmes do universo da literatura em português: obras de Carlos Drummond de Andrade, Ruy Belo, Bernardo Carvalho, Ruy Duarte de Carvalho, Camilo Castelo Branco, Manoel de Oliveira e Pedro Costa, entre outros.
Bibliografia
Andrade, Carlos Drummond de, Antologia Poética. Lisboa: Dom Quixote, 2007. Carvalho, Bernardo, Nove Noites. Lisboa: Cotovia, 2002.
Carvalho, Ruy Duarte de, Os Papéis do Inglês. Lisboa: Cotovia, 2000.
Castelo Branco, Camilo, Amor de Perdição. Lisboa: INCM, 2012.
Belo, Ruy, Todos os Poemas I, II, III. Lisboa: Assírio & Alvim, 2004.
(filmografia)
Amor de Perdição, real. Manoel de Oliveira, 1978.
Casa de Lava, real. Pedro Costa, 1994.
Juventude em Marcha, real. Pedro Costa, 2006.
Método de ensino
As aulas são teórico-práticas, com uma componente expositiva e uma componente de discussão e participação dos estudantes. Os principais materiais de trabalho (nomeadamente textos de leitura recomendada) são disponibilizados em antologias e na plataforma de elearning.
Método de avaliação
A disciplina funciona em regime de avaliação contínua. A classificação final resulta da média ponderada de dois elementos obrigatórios: um trabalho escrito individual, devidamente acompanhado nas suas etapas de elaboração e com discussão final e um trabalho intermédio com discussão integrada no desenvolvimento das aulas.
Cursos
- Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na área de especialização de Francês
- Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
- Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na área de especialização de Alemão
- Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na área de especialização de Espanhol
- Estudos Portugueses
- Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Latim no Ensino Secundário
- Narrativas Culturais: convergências e aberturas
- Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na área de especialização de Inglês