Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Norma e Variação - 1. semestre

Código

722131104

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Linguística

Créditos

10

Professor responsável

Maria Teresa Brocardo

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

1. Compreender a relatividade do conceito de norma em função de diferentes vertentes de uso (oral / escrito) e de diferentes fatores extralinguísticos.
2. Identificar fatores associados à variação linguística relativos a tempo, espaço e sociedade.
3. Conhecer de forma explícita as regras da ortografia portuguesa e identificar os diferentes tipos de critérios em que se fundamenta.
4. Identificar traços de variação do português europeu e relacioná-los com fatores de vária ordem (geográficos, sociais, de registo), discutindo o seu enquadramento na perspetiva da consultoria e revisão linguística.
5. Reconhecer alguns dos principais traços diferenciadores de variedades nacionais do português e discutir o seu enquadramento na mesma perspetiva.

Pré-requisitos

n/a

Conteúdo

1. Aspetos gerais e introdutórios
Variação linguística (propriedade inerente à línguas humanas naturais) versus normalização linguística (não transversal, decorrente de fatores não linguísticos).
Definição, reconhecimento e relevância de norma(s) linguística(s).
Correção e adequação de registos.
Preconceito linguístico.
2. Variação linguística em português
Áreas de variação em português europeu.
Variáveis associadas a fatores (mais) específicos (dialetais e / ou sociais; (in)formalidade do registo) e variáveis (mais) transversais a diferentes usos e registos.
Alguns traços distintivos de variedades nacionais do português.
3. Aspetos gramaticais
Identificação de algumas áreas ‘críticas’ ou de ‘instabilidade’ nos usos do português.
Descrição e caraterização de alguns desses usos.
Delineamento de estratégias para a o seu tratamento em consultoria e revisão linguística
4. Aspetos ortográficos
Sistemas de escrita.
Relações de representação associadas aos sistemas fonográficos alfabéticos.
Fundamentos, critérios e caraterização da ortografia portuguesa.
5. Problemáticas da normalização linguística no português
Normalização e políticas linguísticas – autoridades (mais) institucionais / (mais) difusas.
Posições puristas e propostas de flexibilização de prescrições normativas.
Discussão do papel da linguística e do seu possível contributo para perspetivas normativas.

Bibliografia

Milroy, J. & L. Milroy (19912) Authority in Language. Investigating Language Prescription and Standardisation. London: Routledge
Móia, T. (2010) Expressões de Medição Temporal: Norma, Variação e Desvio. In XXV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Textos Selecionados. Porto: APL, pp. 623-641
Peres, J. A. e T. Móia (1995) Áreas Críticas da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho
Raposo, E. P. et al. (orgs.) (2013) Gramática do Português. 2 vols. Lisboa: FCG
Veloso, J. (2005) A língua na escrita e a escrita da língua. Algumas considerações gerais sobre transparência e opacidade fonémicas na escrita do português e outras questões. In Da Investigação às Práticas. Estudos de Natureza Educacional. Lisboa: ESE de Lisboa. Vol. VI, Nº 1, pp. 49-69
Vários recursos em linha, entre os quais: Portal da Língua Portuguesa http://www.portaldalinguaportuguesa.org/main.html

Método de ensino

As unidades letivas funcionam em regime de seminário, algumas de caráter mais expositivo e outras com trabalho mais prático. Envolvem a participação planeada dos estudantes, com intervenções de diferentes tipos: apresentações sobre temas do programa, recensões, resultados de tarefas previamente executadas, como, p. ex., recolha de dados, trabalhos práticos de revisão ou consultoria, formulação de problemas e propostas de resolução.

Método de avaliação

A avaliação final da UC decorrerá de: participação dos estudantes nas sessões do seminário com tipos de tarefas descritos acima (40%); 1 trabalho escrito, orientado pela docente, apresentado e discutido em aula (60%).

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