
Seminário de Especialidade em Etnomusicologia - 2. semestre
Código
73202103
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências Musicais
Créditos
10
Professor responsável
João Soeiro de Carvalho
Horas semanais
2
Língua de ensino
Português
Objectivos
Ao concluir esta unidade curricular, os estudantes deverão:
a) Encontrar-se familiarizados com os principais paradigmas teóricos e metodológicos actuais na Etnomusicologia, perspectivados a partir das principais correntes actuais nas Ciências Sociais e Humanas, com especial destaque para a Antropologia e os Estudos Culturais.
b) Ser capazes de discutir questões epistemológicas, teóricas, metodológicas e éticas centrais para a investigação etnomusicológica.
c) Ser capazes de analisar as publicações representativas dos principais paradigmas teóricos da disciplina, e conhecer as principais revistas internacionais da área.
d) Ser capazes de enquadrar e discutir teórica e metodologicamente, no domínio da Etnomusicologia, um projecto de investigação situado nas modernas preocupações da disciplina.
Pré-requisitos
Não aplicável.
Conteúdo
a) Discussão das principais mudanças epistemológicas na Etnomusicologia, com destaque para o pós-modernismo, pós-colonialismo e para a teoria crítica.
b) Análise do impacto da adopção de novas perspectivas epistemológicas na abordagem etnomusicológica de processos centrais na música nos últimos vinte anos tais como: a globalização da produção e do consumo musicais; a cultura expressiva e a sua relação com a formação de comunidades em diáspora, para a interacção entre elas, e para a sua integração nas sociedades de acolhimento; a cultura expressiva decorrente do processo do encontro colonial; a música e a sua relação com os media; a integração da música dos subalternos e das periferias no mercado global; a manutenção, apropriação e ocultação de hierarquias estéticas Ocidentais; a reprodução ou contestação de relações de poder através da música.
c) Análise crítica das principais obras onde se encontram patentes os paradigmas actuais da Etnomusicologia.
Bibliografia
Bohlman, Philip & Radano, Ronald (eds.) (2000). Music and the Racial Imagination. Chicago: Chicago
University Press.
Born, Georgina & Hesmondhalgh D, (eds) (2000). Western Music and its Others: Difference, Representation
and Appropriation in Music. Berkeley: University of California Press.
Erlman, Veit (1999). Music, Modernity and the Global Imagination. Oxford: Oxford University Press.
Slobin M. (1993). Subcultural Sounds: Micro- musics of the West. Hanover, CT: Wesleyan University Press.
Stokes, Martin (2004). Music and the Global Order, Anual Review of Anthropology 33: 47-72.
Método de ensino
Esta unidade curricular adopta um princípio de aprendizagem colaborativa, centrada no estudante. É estimulada a criatividade e a reflexão, bem como a discussão colaborativa.
O ponto de partida deste método inicia-se pela exposição dos principais tópicos por parte do docente. Em seguida, tem lugar uma discussão crítica dos mesmos entre o docente e os doutorandos.
São realizadas apresentações de recensões críticas de algumas das publicações mais relevantes por parte dos alunos, que constituem casos de estudo para a discussão de tópicos relevantes.
Método de avaliação
A avaliação é realizada através de:
. Avaliação continua da participação nas aulas (20%)
. Recensões críticas apresentadas oralmente na aula (30%)
. Ensaio escrito entregue no final do semestre (50%)