Faculdade de Ciências e Tecnologia

Introdução à Engenharia Civil

Código

10428

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Engenharia Civil

Créditos

3.0

Professor responsável

Carla Alexandra da Cruz Marchão, Corneliu Cismasiu

Horas semanais

3

Língua de ensino

Português

Objectivos

1. Identificar os desafios da Engenharia Civil e o papel do engenheiro civil na sociedade, inserindo-os numa perspetiva histórica.
2. Conhecer os aspetos da formação de base e as funções que um engenheiro civil pode desempenhar.
3. Enumerar os aspetos incluídos na formação de um engenheiro civil.
4. Introduzir alguns conhecimentos básicos importantes em diferentes áreas de aplicação da Engenharia Civil.

Conteúdo

- Apresentação da Unidade Curricular. Introdução ao Comportamento das Estruturas (Prof. Válter Lúcio)

- Gestão e Tecnologias da Construção (Prof. Fernando Pinho)

- Arquitectura e Planeamento (Profª. Ana Cruz)

- Estudos Geotécnicos associados ao Projecto de uma obra de Engenharia Civil (Prof. Pedro Melo)

- Estruturas Metálicas (Prof. Filipe Santos)

- Breve História do Betão Armado (Profª. Carla Marchão)

- Os Sismos e a Engenharia Sísmica (Prof. Corneliu Cismasiu) / Laboratórios

- Engenharia de Pontes (Prof. António Batista)

- Torres Eólicas (Prof. Carlos Chastre Rodrigues)

Edifícios, Energia e Conforto (Prof. Daniel Aelenei)

- Vias de Comunicação e Transportes (Prof. Rui Micaelo)

- Engenharia de Barragens (Prof. António Batista)

- A inclinação para a geotecnia na Engenharia Civil - o caso da Torre de Pisa (Prof. Bilé Serra) 

- Transportes Marítimos e Portos (Profª. Mª. da Graça Neves)

 

 

 

Bibliografia

Bazzo, W.; Pereira, L.: "Introdução à Engenharia", Editora da Universidade Católica de Santa Catarina, Florianópolis, 2006

Pereira, F. G.: “História da Engenharia em Portugal”, Publindustria, Lisboa, 2010

Landels, J. G.: “Engineering in the Ancient World”, Ed. University of California Press, Berkeley, 2000

Timoshenko, S. P.: “History of Strength of Materials“, Ed. Dover Publications Inc., New York, 1982

Hill, D.: “A History of Engineering in Classical and Medieval Times”, Ed. Routledge, New York, 1996

Torroja, E.: “Razon y Ser de los Tipos Estructurales”, Consejo Superior de Investigaciones Científicas, Madrid, 1991

Mainstone, R. J.: "Development in Structural Form", Architectural Press, London, 1998

Salvadori, M.: "Why Buildings stand up. The Strength of Architecture". W.W. Norton & Company, New York, 1980

Método de ensino

As aulas consistem em sessões de divulgação de matérias e de domínios de aplicação da Engenharia Civil, fomentando a participação dos alunos e reservando espaço para debate e esclarecimento de dúvidas.
Adicionalmente às aulas, o ensino é ministrado em palestras e em visitas (sempre que possível), que permitem uma visão alargada da diversas facetas da Engenharia Civil e do exercício da profissão.

Método de avaliação

Avaliação por seminário
Elaboração de trabalho de síntese (60%) (T)
Apresentação Oral do Trabalho (20%) (AO)
Participação nas aulas (avaliação sumativa) (20%) (A)
Nota final = 0,60 x T + 0,20 AO + 0,20 x A

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