
Planeamento Regional e Urbano
Código
10438
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Engenharia Civil
Créditos
6.0
Professor responsável
Ana Catarina Pinto de Sousa da Cruz Lopes, Armando Manuel Sequeira Nunes Antão
Horas semanais
4
Total de horas
56
Língua de ensino
Português
Objectivos
Fornecer conteúdos e elementos de trabalho necessários ao entendimento, definição e aplicação de conhecimentos em Planeamento Regional e Urbano, possibilitando:
1 – Compreender e interpretar os principais conceitos e princípios de PRU;
2 – Conhecer a história das cidades e a forma como estas influenciam a evolução das sociedades;
3 – Reconhecer os princípios fundamentais do Planeamento Sustentável;
4 – Reconhecer os princípios fundamentais do Planeamento Inclusivo;
5 – Conhecer a legislação aplicável ao PRU.
Pré-requisitos
Sem requisitos.
Conteúdo
1 – Principais conceitos do PRU;
2 – Evolução Histórica das Cidades e do Planeamento;
3 – Principais Problemas Urbanos;
4 – Riscos Naturais, Tecnológicos e Mistos;
5 – Instrumentos de Gestão Territorial;
6 – Novas formas de ver e viver as cidades.
Bibliografia
BENEVOLO, Leonardo, 1990 - As Origens da Urbanistica Moderna, Editorial Presença, Lisboa
CHOAY, Francoise, 2002 - O Urbanismo, Editora Perspectiva, SA, 5ª Edição - 2ª tiragem, São Paulo - Brasil
COSTA LOBO e outros, 2000 - Planeamento Regional e Urbano, Ed. Universidade Aberta, Lisboa
DGOTDU, 2000 - Vocabulário do Ordenamento do Território, Direcção de Serviços de Estudos e Planeamento Estratégico, DGOTDU, Lisboa
FALUDI, A., 1972 - Planning Theory, Pergamon Press, Oxford
LEWIS, Mumford, 1998 - A Cidade na Historia, Ed.Martins Fontes, Sao Paulo
LYNCH, Kevin, 1981 – A Boa Forma da Cidade, Edições 70, Lisboa
MENDES, M.C. 1990 – O Planeamento Urbano na Comunidade Europeia – Evolução e Tendências, Publicações D. Quixote, Lisboa
NEWMAN, Peter and Jennings, Isabella, 2008 – Cities as Sustainable Ecosystems, Principles and Pratices, IslandPress, London
Método de ensino
Aulas teóricas com exposição oral.
Aulas práticas em laboratório com trabalhos práticos de grupo e de investigação individual.
Método de avaliação
A avaliação da presente Unidade Curricular é contínua, sendo constituída por:
Para aprovação à disciplina é necessária uma nota mínima de 9 valores na componente prática da disciplina.
Para aprovação à disciplina é necessária uma nota mínima de 7 valores na componente teórica da disciplina.
Obtenção de Frequência: presença mínima em 2/3 das aulas práticas.
Os alunos com frequência e aproveitamento na componente prática da disciplina, mas sem aproveitamento na avaliação teórica têm acesso a exame de recurso escrito.
Os alunos com frequência e aproveitamento na componente teórica da disciplina, mas sem aproveitamento na avaliação prática NÃO têm acesso a exame de recurso escrito.