
Paleontologia de Invertebrados
Código
10931
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Ciências da Terra
Créditos
6.0
Professor responsável
Paulo Alexandre Rodrigues Roque Legoinha, Pedro Miguel Callapez Tonicher
Horas semanais
3
Total de horas
51
Língua de ensino
Português
Objectivos
Promover competências em Paleontologia de Invertebrados, incluindo morfologia, classificação,evolução e filogenia, biostratigrafia e paleoecologia dos principais grupos taxonómicos fósseis;
Desenvolver conhecimentos sobre Paleontologia portuguesa, considerando as jazidas e intervalos estratigráficos mais representativos;
Relevar a importância científica, didáctica e histórica dos fósseis de invertebrados.
Pré-requisitos
Não se aplica.
Conteúdo
1.Conceitos gerais
Invertebrados e Metazoários
Importância na Biosfera actual e no Fanerozóico
Utilidade biostratigráfica
Paleoecologia
2.Biodiversidade e Registo Fóssil
Diversidade dos Invertebrados modernos
Síntese de partes esqueléticas e potencial de fossilização
Implicações da distorção do registo fóssil
3.Origem e diversificação primordial
Os primeiros Metazoários
As faunas marinhas do Proterozóico Superior
Origem e evolução dos principais filos
O papel da radiação câmbrica
As extinções em massa
4.Principais filos (morfologia, classificação, evolução e filogenia, importância biostratigráfica, paleoecológica e biogeográfica)
Filo: Porifera/Cnidaria/Briozoa/Brachipoda/Mollusca/Echinodermata/Annelida/Arthropoda/Hemichordata
5.Os invertebrados na Paleontologia portuguesa
Síntese histórica
Intervalos estratigráficos representados
Principais jazidas
Colecções museológicas
Importância científica e patrimonial
6.Jazidas excepcionais (lagerstätten)
7.Conclusões
Bibliografia
Boardman, R.S.; Cheetham, A.H. Albert & Rowell, J. (1987) - Fossil invertebrates. Blackwell Scientific Publications, Palo Alto, 713 p.
Briggs, E.G. & Crowther, P.R. eds. (1990) – “Palaeobiology. A synthesis”. Blackwell Sc. Publ., Oxford, 583 p.
Carvalho, I.S. (2001) – “Paleontologia”. Editora Interciência, Rio de Janeiro, 629 p.
Clarkson, E.N.K. (1998) – “Invertebrate Palaeontology and Evolution”. 4th. Edition. Blackwell Sci., Cambridge, 452 p.
Ziegler, B. (1983) – “Introduction to Palaeobiology. General Palaeontology”. Ellis Horwood Eds. Ser. Geol., Chichester, 225 p.
Método de ensino
O ensino dos conteúdos programáticos terá lugar através de aulas-expositivas (teórica) e aulas práticas baseadas no manuseamento de colecções de espécimens. Preve-se que estas sejam complementadas com uma ou mais aulas de campo e/ou aula-museu.