Faculdade de Ciências e Tecnologia

Pensamento Contemporâneo

Código

10996

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Créditos

3.0

Professor responsável

Christopher Damien Auretta

Horas semanais

3

Total de horas

42

Língua de ensino

Português

Objectivos

 

OS OBJECTIVOS DA DISCIPLINA DE PC 

Os objectivos da disciplina podem ser, assim, sumariados nos seguintes pontos: 

(i) plano das aprendizagens/aquisições de conhecimentos: 

  • conceptualizar as ideias motoras da modernidade e a sua evolução até aos nossos dias na cultura contemporânea
  • discernir o papel da racionalidade científica e técnico-científica na nossa compreensão actual do mundo social e individual
  • compreender por via de análise de obras de reflexão filosófica, literárias e cinematagráficas a relação estreita entre a representação objectiva do mundo e a compreensão subjectiva da vida humana

 (ii) plano da aquisição de competências: 

  • efectuar uma reflexão crítica sobre aspectos problemáticos da cultura contemporânea e a sua apropriação e/ou tradução conceptual em forma de auto-compreensão e compreensão axiológica
  • contextualizar os fenómenos da contemporaneidade numa perspectiva diacrónica e dinâmica
  • elaborar uma compreensão da contemporaneidade de um modo coerente e incisivo mediante a utilização de conceitos complexos oralmente e por escrito

 

 

Pré-requisitos

Esta disciplina é de primeiro e/ou de segundo ciclo, conforme o curso.

Somente para alunos do segundo ano em diante. 

Conteúdo

A contemporaneidade cultural e a modernidade ocidental. 

O progresso técnico-científico e os desafios éticos e filosóficos que acarreta.

O avançar dos saberes e a persistência do mal

A dissolução digital das fronteiras e a globalização política, económica e cultural o endurecimento dos fundamentalismos religioso e secular.

A mutação radical da nossa percepção do tempo e do espaço e a erosão de uma memória cultural milenar.

A luta pelo reconhecimento dos direitos e a modernidade ocidental como processo emancipatório do Sujeito.

O corpo natural e a reinvenção da definição de vida: os novos trajectos do corpo bio-tecnológico.

Consequências concretas dos conceitos de “família”, "tradição", risco", "democracia" e "globalização" desenvolvidos por Anthony Giddens.

Bibliografia

 

Gedeão, António.  RTX-78/24

Giddens, Anthony. O Mundo na Era da Globalização 

Kant, Immanuel, "Que é o Iluminismo?" 


Kafka, Franz. A Metamorfose


Fontes multi-média: podcasts, documentários, filmes, etc..


Método de ensino

Análise de sites representativos da cultura contemporânea, leitura de excertos de ensaios e/ou excertos de obras literárias, visionamento e análise de (excertos de) filmes pertinentes, debates sobre temas da contemporaneidade e a elaboração de breves reflexões, bem como de uma apresentação oral. Especificamente:

1. Debates semanais: análise de sites e/ou de excertos de ensaios e/ou de obras literárias e/ou de vídeos (You Tubes) durante a aula, visionamento e análise de excertos de filmes, debates sobre temas da contemporaneidade de acordo com os núcleos temáticos do Programa ao longo do semestre; a elaboração de breves comentários (um parágrafo) em determinadas aulas na sequência dos temas abordados e discutidos na aula; estes escritos fazem parte do Diário de Bordo do/a aluno/a a entregar no final do semestre;

2. A elaboração deste Diário de Bordo, com base nalguns dos temas abordados nas aulas ao longo do semestre (à escolha do/a aluno/a), permite aos alunos partilharem as suas reflexões com o Docente em torno dos temas abordados. Estas reflexões não têem nem limite mínimo nem máximo. Uma vez passado a limpo no computador, num documento WORD ou pdf, entrega-se o Diário de Bordo ao docente no final do semestre. 

3. A elabração de uma apresentação oral, em power point ou em forma de ensaio, a realizar-se, ou individualmente, ou em grupo, no final do semestre.

Método de avaliação

 

PC AVALIAÇÃO 2017-2018

1. ASSIDUIDADE E PARTICIPAÇÃO = 40%

Assiduidade: Quantas aulas no mínimo? = 10/12

PARTICIPAÇÃO PRESENCIAL EM CADA AULA, a elaboração de (pelo menos) duas reflexões relativamente a dois dos três workshops planeados para PC entre Março e Maio, bem como relativamente a (pelo menos) dois eventos com convidados (sem serem Workshops), bem como relativamente a (pelo menos) dois ateliers de escrita, bem como a eventuais momentos de reflexão que surjam no decorrer das aulas, tudo atempadamente indicado pelo docente. A usar: o caderno fornecido pelo docente a cada aluno. Cada texto escrito: não mais do que uma página impressa.

 2. O PROJECTO = 40% (um projecto em power-point ou em WORD -- se se tratar de escrita ensaística -- realizado a título individual por grupos de dois (2) a seis (6) alunos,  bem como pelo menos uma reunião com o docente ao longo do semestre para diálogo em torno do projecto antes do dia da sua apresentação)

3. O Dossier de cada aluno -- a entregar no final do semestre -- contém, portanto, as reflexões e o projecto. Tudo em formato digital (tendo passado a limpo os textos inicialmente escritos nas aulas).

UMA IGNOREE DE CRÉDITO EXTRA = 20%

  • a elaboração de uma reflexão em torno do Terceiro Workshop
  • e-mails trocados com o docente em torno de temas de contemporaneidade e afins
  • a participação no fórum de PC (ver Moodle)
  • eventuais propostas de reflexão e/ou actividade por parte do/a aluno/a feitas ao docente
  • assiduidade a mais de 10 aulas
  • a realização de reflexões em torno de um ou mais filmes do Cine Clube: ver calendário de filmes no portal da Biblioteca, ou já em cartaz à entrada do pequeno auditório da Biblioteca

 

 

 

Cursos