
História da Arte da Antiguidade
Código
2685
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Conservação e Restauro
Créditos
6.0
Professor responsável
Alicia Miguélez Cavero, Rita Andreia Silva Pinto de Macedo
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
A obra de arte estudada numa perspetiva interdisciplinar, num cruzamento de saberes entre História da arte História / Arqueologia / Conservação e Restauro/
Articular os conhecimentos de História da Arte e os da Conservação e Restauro tendo em conta a valorização do Património de época antiga.
Privilegiar o estudo das manifestações artísticas passíveis de serem objeto de intervenção durante o curso.
Articular os conhecimentos entre História da arte internacional e nacional
Estabelecer metodologias para o estudo da disciplina
Conteúdo
Introdução
Semana 25 setembro 2017
Aulas 1 e 2 (2h+2h)
O qué é a Arte
O que é a História da Arte?
Actividade: Brain Storming com os alunos
Leitura obrigatória: ARGAN, Giulio C., “Preambulo a história da arte”. In ARGAN, Giulio C. – FAGIOLO, Maurizo (1992) – Guia de História da Arte. Lisboa: Editorial Estampa, 13-41.
Leitura complementária: Donald Preziosi, “Art History: Making the Visible Legible.” In The Art of Art History: A Critical Anthology, ed by Donald Preziosi. Oxford: University Press, 2009, 7-11.
A Antiguidade
Semana 2 de Outubro 2017
Aulas 3 e 4 (2h+2h)
A Antiguidade: contextualização cronológica e espacial. As primeiras manifestações artísticas. A arte da Antiguidade: Culturas.
Actividade: comentário de obras de arte. Como é que se analisa uma obra de arte?
Leitura complementária: Susan Woodford, “Modos de ver pinturas”. A Arte de ver a arte, Rio de Janeiro: Zahar Editores, 7-13.
O Antigo Egipto
Semana 9 de Outubro 2017
Aulas 5 e 6 (2h+2h)
Topografía e Periodização do Antigo Egipto
As pirâmides
Estudo de caso: O livro dos Mortos
Actividade: Visita de estudo: Museu Nacional de Arqueologia.
Divisão da turma em grupos que irão estudar uma peça do museu para a sua apresentação posterior
Leitura complementária: FIGUEIREDO, Á. (2005) - The Lisbon Mummy Project: The employment of non-destructive methods in mummy studies (226KB pdf).
O Oriente Próximo
Semana 16 de Outubro 2017
Aulas 7 e 8 (2h+2h)
Topografía, periodização e culturas no Próximo Oriente. Mesopotâmia: entre o Tigre e o Eufrates
Estudo de caso: os Fenícios em Portugal
Leitura: Arruda, Ana Margarida, “Castro Marim entre Indígenas, Fenícios e Tartéssicos”. In Sidereum Ana III: el río Guadiana y Tartessos, ed. Javier Jiménez Ávila. Mérida: consorcio de la Ciudad Monumental, Histórico-Artística y Arqueológica, 2017, 443-466.
A Idade de Bronze no Mediterrâneo e a Grécia arcaica
Semana 23 Outubro 2017
Aulas 9 e 10 (2h+2h)
A primeira arte das ilhas Cícladas, Creta e Micenas
Introdução histórica. As origens do templo grego. A Grécia geométrica e o mundo homérico. A criação das ordens arquitetónicas. Os primeiros tipos escultóricos. Os primeiros programas narrativos. Decoração e narrativa na cerâmica arcaica.
Estudo de caso: O vaso François: estudo estilístico, iconográfico e do restauro da peça
Semana 30 de Outubro 2017
Aula 11 - Dia 30 – Aula prática sobre Vidro e Cerámica com a Doutora Augusta Lima (VICARTE).
Aula 12- Dia 31 - Apresentações trabalho de grupo
A Grécia clássica
Semana 6 de Novembro 2017
Aulas 13 e 14 (2h+2h)
A Atenas de Péricles
O século IV e a crise da polis clássica
A Acrópole de Atenas e o Partenon
Estudo de caso: Os mármores de Elgin e o processo do seu traslado desde Atenas ao British Museum em Londres. Petição do governo grego para a devolução das peças.
Textos de apoio:
http://www.britishmuseum.org/about_us/news_and_press/statements/parthenon_sculptures.aspx
http://odysseus.culture.gr/a/1/12/ea121.html
O Helenismo
Semana 13 de Novembro 2017
Aulas 15 e 16 (2h+2h)
A herança de Alexandre Magno
O reino de Pérgamo
Estudo de caso: O grupo do Laocoonte. Processos de restauro: a Reconstituição do braço direito
Recursos:
http://www.digitalsculpture.org/laocoon/index02.html
http://www.digitalsculpture.org/laocoon/chronology/index.html
A arte etrusca
Semana 20 de Novembro 2017
Aulas 17 e 18 (2h+2h)
Etrúria e a formação da arte romana
A escultura tumular etrusca
A arte romana – República e Alto Império
Semana 27 de Novembro 2017
Aulas 19 e 20 (2h+2h)
O Alto Império
Augusto e a arte do século I d.C.
A era dos Antoninos e dos Severos
Estudo de caso: A Ara Pacis Augustae (Roma, 13-19 a.C.). Análise escultórico e iconográfico. Significado político do monumento.
Recursos:
LA ROCCA, E., Ara Pacis Augustae: in occasione del restauro Della fronte orientale. Roma: L‘Erma di Bretschneider, 1995. http://www.lerma.it/bookstore/preview/de000059-preview.pdf
http://www.richardmeier.com/?projects=ara-pacis-museum-2
Esta semana : Visita de estudo à Conimbriga
A arte romana – Baixo Império e Desintegração
Semana 4 de Dezembro 2016
Aulas 21 e 22 (2h+2h)
O Baixo Império
A desintegração do Império Romano
Estudo de caso: a pintura romana em Pompeia
Recursos
Cuidado com o horário escolar nessa semana à 4 de Dezembro (sexta)
Lusitânia romana
Semana 11 de Dezembro 2016
Aulas 23 e 24 (2h+2h)
Arquitetura e urbanismo romano em Portugal
O mosaico romano em Portugal
Recursos
http://www.fcsh.unl.pt/cadeiras/opusmusiuum/mapa.html
Bibliografia
ALARCÃO, Jorge (dir. ) (1986) – História da Arte em Portugal. Do Paleolitico à arte visigótica. Lisboa; Alfa.
ALARCÃO, Jorge (1986) – O domínio romano em Portugal. Mem Martins: Europa-América.
BAIRRÃO OLEIRO, José Manuel (1995) – Notas sobre mosaicos romanos em Portugal. Estudos de Arte e História. Lisboa: Vega.
MACIEL, M. J., A Arte da Época Clássica (séculos II a C - II d. C.), in História da Arte Portuguesa (Dir. Paulo Pereira), I, Lisboa, Círculo de Leitores, 1995, pp. 76-101.
PEREIRA, Maria Helena Monteiro da Rocha – (2003) - Estudos de História da Cultura Clássica Vol I. Cultura Grega e vol. 2 Cultura Romana. 9.ª ed., Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
SOLAR, David e VILLALBA, Javier (dir.) – (2007) – História da Humanidade. O Egipto e as Antigas Civilizações. Lisboa: Círculo de Leitores
Método de ensino
De acordo com os estudos universitários decorrentes do Processo de Bolonha, a metodologia desta disciplina é dinâmica e interativa. Pretende-se que haja um efetivo envolvimento dos alunos nas aulas, estabelecendo um contínuo diálogo com o professor, quer levantando questões, quer investigando sobre tópicos propostos pela professora, quer discutindo os artigos e textos de leitura obrigatória.
Método de avaliação
A avaliação da disciplina será contínua e far-se-á com base em quatro elementos, dois relativos à parte teórica e outros dois da parte prática. Os elementos da parte teórica consistirão num teste global -realizado no final do semestre e consistente na identificação e comentário de 10 imagens (25% do valor total da avaliação) e a entrega de um relatório pessoal no âmbito da visita de estudo (25%). Os elementos da parte prática serão: 1) a realização dum trabalho em grupo, com apresentação final oral (25%); 2) a participação dos alunos nas aulas, no comentário das leituras indicadas, o comentário de peças e o debate estabelecido sobre diversos assuntos relativos a arte medieval (25%).
NF = 0,5NT+0,5*NP
NT=0,25* teste global + 0,25* trabalho pessoal;
NP = 0,25* trabalho em grupo + 0,25* participação na aula