
História da Arte Medieval
Código
2690
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Conservação e Restauro
Créditos
6.0
Professor responsável
Catarina Paula Oliveira de Mattos Villamariz
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Conteúdo
1) Introdução
- A Idade Média e a Arte Medieval: conceitos e imposturas.
- A Idade Média: contextualização espácio-temporal e enquadramentos culturais
- Metodologia e Fontes
2) Oriente e Ocidente na Alta Idade Média
2/i) O Oriente Bizantino
- A divisão do Império Romano no ano 395.
- Oriente: Imperio Bizantino.
- Case-study: "Ovo com relevos Antropomórficos", uma peça bizantina estudada na VICARTE
2/ii) O Ocidente Cristão I
- As Ilhas Britânicas
- Case-study: o Evangelho de Lindisfarne
2/iii) O Ocidente Cristão II e A Arte Islâmica
- A Península Ibérica: os visigodos
- Maomé e o nascimento da religião islâmica. Criação e expansão do Império Islâmico
- A Arte Islâmica. Principais características. A Arte Islâmica na Península Ibérica
- A Península Ibérica entre os séculos VIII e X: a Arte Moçárabe e a Arte Asturiana
- Case-study: Santa Maria de Naranco: os critérios para a classificação como património da Unesco; a “Convention for the Conservation of Pre-Romanesque Monuments of the Asturias”
2/iv) O Ocidente Cristão III
- A arte Carolíngia e a Europa de Carlos Magno
3) O Românico
3/i) - Arquitetura e Escultura
- A Europa no virar do Milénio.
- As Rotas de Peregrinação. Tipologias. Regionalismos.
- O Românico em Portugal.
- Case-Study: A Sé de Lisboa.
- O recrudescimento Escultórico.
- Case-Study: Restauro do Pórtico da Gloria da Catedral de Santiago de Compostela
3/ii) - As artes da cor
A Pintura e a Iluminura
- Case-study – manuscritos
4) A Ibéria das três culturas
- Case-Study: Toledo no século XIII: uma catedral, uma mesquita, uma sinagoga
5) O Gótico
5/i) - Arquitetura
- Uma nova concepção do espaço religioso; transformações técnicas e mentais; as figuras chave do século XII: São Bernardo e o Abade Suger de Saint-Denis.
- Catedrais na Idade Média e na Contemporaneidade: problemas de conservação, musealização. Como é que a conservação e restauro dinamiza a arquitectura?
- Implantação e consolidação do Gótico em diferentes territórios e o papel das ordens religiosas.
-Case-study: o Mosteiro de Santa Maria da Vitória, Batalha
5/ii) - Escultura
- Sobrevivências escultóricas vs o emergir de novas devoções: a iconografia mariana; a humanização da Divindade.
- Case-Study: Os portais da Catedral de Chartres
- A presença da morte: a escultura funerária.
5/iii) - As artes da cor
- Case-Study: Giotto di Bandone e a Capella Scrovegni (Padova)
Bibliografia
1.
BROWN, M. Art of the Islands. Celtic, Pictish, Anglo-Saxon & Viking Visual Culture, c. 450-1050, 2015.
Byzantium 330-1453, London, ed. R.Cormack & M. Vassilaki
GRABAR, A., Le premier art chrétien, 1966
MATHEWS, T., The Clash of Gods, a Reinterpretation of Early Christian Art
NEES, L., Early Medieval Art, 2002.
WALKER, R., Art in Spain and Portugal from the Romans to the Early Middle Ages, 2016.
2.
ALMEIDA, C. A. F., História da Arte em Portugal
DURLIAT, M., Introducción al Arte Medieval en Occidente
FOCILLON, H., Arte do Ocidente, a Idade Média Românica e Gótica
3.
DIAS, P., A Arquitectura Gótica em Portugal
ERLANDE-BRANDENBURG, La Cathédrale Gothique
SIMSON, O. von, A Catedral Gótica, origens da arquitectura gótica e o conceito medieval de ordem, 1990
Método de ensino
Introdução a cada uma das temáticas que fazem parte do programa através de uma contextualização histórico-cultural dos períodos artísticos leccionados.
Desenvolvimento dos temas através de uma abordagem que inclui a análise das principais vertentes artísticas de cada período, como a arquitectura, a escultura, a pintura ou o mosaico.
Exemplificação com casos concretos através da visualização dos mesmos - utilização de imagens projectadas ao longo das aulas de forma a ilustrar o discurso. A visualização de imagens permite uma melhor percepção da matéria, servindo igualmente para familiarizar os alunos na compreensão da obra de arte. Sempre que possível promove-se o contacto directo com as obras.
Em todas as aulas se procura manter um diálogo com os alunos de forma a que eles que coloquem dúvidas e participem activamente na análise das obras.
Método de avaliação
Avaliação Teórico Prática feita ao longo do semestre:
- 2 Testes - obrigatórios
- 1 Trabalho de grupo - obrigatório
Cada um dos 3 elementos de avaliação vale 1/3 da nota final. Se o resultado das 3 notas for igual ou superior a 10 o aluno está dispensado do exame de Recurso.
Exame de Recurso :
- para alunos que chumbaram na avaliação ao longo do semestre: a nota do Recurso substitui os 2 testes e faz média com o trabalho.
- para alunos que não tenham sido avaliados ao longo do semestre e tenham optado pelo exame de Recurso: o trabalho de grupo é obrigatório e irá fazer média com a nota do exame.
- para alunos que vão a exame de Recurso em Melhoria de Nota: a nota deste exame substitui a nota final anterior