Faculdade de Ciências e Tecnologia

Medida, Integração e Probabilidades

Código

7816

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Matemática

Créditos

6.0

Professor responsável

Maria Fernanda de Almeida Cipriano Salvador Marques

Horas semanais

5

Língua de ensino

Português

Conteúdo

1-      Medida

 Medida exterior. Conjuntos mensuráveis à Lebesgue e medida de Lebesgue. Conjuntos de Borel. Sigma-álgebras.

 Probabilidade: Espaço de probabilidade. Acontecimentos, condicionamento e  independência.

2-      Funções mensuráveis

Funções mensuráveis à Lebesgue.

Probabilidade: Variáveis aleatórias. Sigma-álgebras geradas por variáveis aleatórias. Distribuição de probabilidade. Independência de variáveis aleatórias.

3-      Integral

Definição de integral. Teorema da convergência monótona. Funções integráveis. Teorema da convergência dominada.

Probabilidade: Integração em relação a distribuições de probabilidade. Medidas absolutamente contínuas. Esperança de uma variável aleatória. Função característica.

4-      Espaço das funções integráveis

Espaço L^1. Espaço L^2. Espaços com produto interno. Ortogonalidade e projeção. Espaço L^p. Espaços completos.

Probabilidade: Momentos. Independência. Esperança condicional como projecção ortogonal.

5-      Medidas produto

Medida de Lebesgue multidimensional. Sigma-álgebras produto. Construção da medida produto. Teorema de Fubini.

Probabilidade: Distribuição conjunta. Independência. Probabilidade condicionada.

6-      Teorema de Radon-Nykodim

Densidades e condicionamento. Medida de Lebesgue Stieltjes. Funções de variação limitada. Medidas com sinal.

Probabilidade: Esperança condicional relativa a uma sigma-álgebra.

7-      Teoremas limite

Convergência em probabilidade. Lei fraca dos grandes números. Lemas de Borel-Cantelli. Lei forte dos grandes números. Convergência fraca. Teorema do limite central.

Bibliografia

  1. Marek Capinski, Ekkehard Kopp. Measure, Integration and Probability. Springer- Verlag
  2.  Paul Malliavin: Integration and Probability. Springer-Verlag. 1995

Método de avaliação

1 - Frequência    

É atribuída frequência aos alunos que comparecerem a pelo menos dois terços das aulas lecionadas ou estejam dispensados. Os alunos com estatuto especial estão dispensados de frequência.

2 - Avaliação de conhecimentos.

Só os alunos que tenham frequência ou estejam dispensados de frequência  é que podem obter aprovação na  disciplina.

A avaliação de conhecimentos é realizada através de Avaliação Contínua ou Exame de Recurso. 

2.1 Avaliação continua

A avaliação contínua é realizada através de

dois testes intercalares, cada teste  tem classificação de  20 valores,

e   avaliação  realizada durante as aulas  (através da resolução de exercícios no quadro e minitestes) cuja classificação varia entre 0 e 20 valores.

2.1  -- Testes

A classificação da Avaliação Contínua obtém-se fazendo a média aritmética das classificações obtidas nos 2 testes e a classificação obtida durante as aulas.

Se a classificação da Avaliação Contínua for inferior, ou igual, a 9,4 o aluno poderá apresentar-se a Exame Final.

2.2 - Exame de Recurso

Podem apresentar-se a Exame Final todos os alunos inscritos na disciplina que tenham obtido frequência ou estejam dispensados de frequência.

Se a classificação do exame for superior, ou igual, a 9,5  o aluno fica aprovado com essa classificação  arredondada às unidades.

 Se a classificação obtida no exame for inferior, ou igual, a 9,4 o aluno reprova.

Cursos