
Metodologias de Investigação
Código
10067
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente
Créditos
6.0
Professor responsável
João José de Carvalho Correia de Freitas, João Miguel Dias Joanaz de Melo
Horas semanais
4
Total de horas
56
Língua de ensino
Português
Objectivos
- Saber fundamentar as opções teóricas e metodológicas inerentes à investigação científica;
- Desenvolver capacidade analítica, argumentativa e formulação de hipóteses e metodologias de investigação;
- Conhecer e operacionalizar as ferramentas conceptuais, teóricas e metodológicas inerentes à investigação empírica nos domínios a seleccionar por cada estudante.
Pré-requisitos
Experiência de investigação ao nível de mestrado.
Conteúdo
1. Pressupostos da investigação científica;
2. A metodologia e as técnicas de investigação;
3. Métodos de investigação qualitativos;
4. Técnicas qualitativas: introdução ao estudo de caso e a análise de conteúdo;
5. Métodos de investigação quantitativos;
6. Técnicas quantitativas: o SPSS e outras técnicas quantitativas;
7. Técnicas de programação e protótipo;
8. Bases para a elaboração de uma proposta de tese.
Bibliografia
Neves, B.B (2013) “Latent Class Models in Action: bridging social capital and Internet usage”, Social Sciences Research, Elsevier
BERG, Bruce L. (2001), Qualitative Reseaech Methods for the Social Sciences, 4th ed, London: Allyn and Bacon
CARMO, Hermano; FERREIRA, Manuela Malheiro (1998), Metodologia da Investigação: Guia para a Auto-Aprendizagem, Lisboa: Universidade Aberta.
FEYERABEND, Paul (1996), Against Method: Outline of an Anarchistic Theory of Knowledge, 3rd ed., Brooklyn: Verso
QUIVY, Raymond; CAMPENHOUD, Luc Van (2008), Manual de Investigação em Ciências Sociais, 5a ed., Lisboa: Gradiva
KUHN, Thomas (1996), The Structure of Scientific Revolutions, 3rd ed., Chicago: University of Chicago Press (capítulo 9)
PIAGET, Jean (1981, 1a edição 1972), Lógica e Conhecimento Científico, Porto: Livraria Civilização
RUSSEL, Bertrand (1926), Theory of Knowledge for the Encyclopaedia Britannica
Método de ensino
É usada uma combinação de diversos métodos de ensino: exposição de matéria, debates, trabalho prático em aula e realização e discussão de trabalhos que integram a matéria dada.
A língua de ensino poderá ser o português ou o ingês conforme a composição da turma.
Método de avaliação
Avaliação: apresentações nas aulas (25%), trabalho final (75%).